Novo capítulo

Lago da UHE Lajeado alterou 'condições normais' da ponte, diz decreto de emergência

A medida autoriza a Secretaria de Infraestrutura a implementar soluções alternativas e temporárias.

Por Redação 701
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13/02/2019 08h11 - Atualizado há 5 anos
Ponte de Porto Nacional

O governador Mauro Carlesse decretou situação de emergência na região de Porto Nacional em virtude da interdição da ponte sobre o Rio Tocantins, na TO-255.

O objetivo do Governo do Estado com o decreto é de agilizar as ações para amenizar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que necessitam atravessar a ponte em busca de serviços públicos e também o consumo no comércio local.

Com o decreto de emergência, a Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação, fica autorizada a implementar soluções alternativas e temporárias para garantir a circulação de pessoas, bens e serviços, com a devida segurança.

A edição do decreto também possibilita à Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) a contratação e a realização de estudos, a execução de serviços, além de reparos e reformas capazes de oportunizar a utilização da ponte sobre o rio Tocantins, na Rodovia TO – 255, em Porto Nacional.

Para decretar situação de emergência, o Governo do Estado levou em consideração que a formação do Lago com a construção da Usina de Lajeado alterou as condições normais da ponte, com a modificação do regime de enchentes e vazantes, passando os tubulões, blocos, pilares e a superestrutura a sofrerem os efeitos da alcalinização, além de uma fissuração dos pilares e vigas caixões dos balanços dos pilares, em virtude da proximidade com a lâmina d’agua que umidifica essa parte da ponte constantemente.

Outro ponto destacado no decreto é a condição de pavimento para o tráfego de veículos e também as passarelas de pedestres, que estão bastante deterioradas, além de depredação por vandalismo nas passarelas.

O decreto considerou ainda que, nestes 41 anos de utilização, a ponte da TO-255 também foi afetada significativamente pelo aumento da frota de veículos como também da capacidade de carga de caminhões e carretas, algo impensado no projeto inicial da ponte.

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