Bloqueio milionário

Justiça bloqueia R$ 161 milhões de Siqueira, Marcelo e Sandoval por fraudes em obras

As empresas devolveram parte dos valores para agentes públicos em doações eleitorais.

Por Redação 4.357
Comentários (0)

07/05/2019 14h45 - Atualizado há 4 anos
Siqueira (esq.), Sandoval (centro) e Miranda

A Justiça determinou, na última quinta-feira (2), o bloqueio de R$ 161.409.785,79 de bens móveis e imóveis de empresas e ex-agentes públicos por irregularidades na contratação, execução e pagamentos referentes ao Contrato nº 63/2006, que foi firmado entre o Estado do Tocantins e um consórcio formado pela Emsa e Rivoli para a construção de pontes e estradas.

A ação judicial foi movida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), através da Força-Tarefa de Tutela do Patrimônio Público.

Entre os ex-gestores com bens declarados indisponíveis estão os ex-governadores Marcelo Miranda, José Wilson Siqueira Campos e Sandoval Cardoso, ex-secretários da Infraestrutura e ex-superintendentes do antigo Departamento de Estradas e Rodagens do Tocantins (Dertins).

O principal ponto questionado na ação que originou o bloqueio de bens refere-se a uma cláusula contratual que obrigava o consórcio de empresas a importar da Itália 85% dos materiais e equipamentos empregados nas obras públicas.

Segundo o Ministério Público, era como se 85% de areia, terra, pedra, vergalhões, cimento e óleo, entre outros, tivessem sido trazidos do outro lado do oceano Atlântico para serem utilizados em construções no Tocantins.

A falsidade quanto às importações dos materiais e equipamentos foi atestada primeiramente por perícia da Polícia Federal. Em sequência, o MP comprovou documentalmente que as empresas Emsa e a Rivoli jamais realizaram as importações previstas na cláusula contratual.

A importação dos itens foi condição que o Banco Italiano Mediocredito Centrale impôs para conceder ao Estado do Tocantins o empréstimo destinado à execução das obras de infraestrutura.

Ocorre que, com a fraude, os itens teriam sido adquiridos internamente, em moeda brasileira Real, mas pagos pelo poder público em valores correspondentes ao Dólar, sofrendo as variações cambiais da moeda americana e causando prejuízos aos cofres públicos.

Pelo mesmo motivo, a fraude teria contribuído para o enriquecimento ilícito das empresas, que devolveram parte dos valores para agentes públicos através de doações para campanhas eleitorais.

Tudo com a anuência e concorrência de servidores públicos, a começar pelos então chefes do Poder Executivo estadual, ora requeridos, que recebiam de volta parte desse dinheiro por meio de financiamento de campanhas eleitorais”, pontua o texto da ação que deu origem à decisão.

Empresas e ex-gestores com bens bloqueados

1 - Consórcio Emsa/Rivoli

2 - José Edimar Brito Miranda

3 - Marcelo de Carvalho Miranda

4 - José Wilson Siqueira Campos

5 - Sandoval Lobo Cardoso

6 - Sérgio Leão

7 - Ataíde de Oliveira

8 - Manoel José Pedreira

9 - Mizael Cavalcante Filho

10 - Cláudio Manoel Barreto Vieira

11 - Adelmo Vendramini Campos

12 - Alexandre Ubaldo Monteiro Barbosa

13 - Rômulo do Carmo Ferreira Neto

14 - Alvicto Ozores Nogueira

15 - Lúcio Henrique Giolo Guimarães,

16 - Estemir de Souza Pereira

17 - José Ribamar Maia Júnior

18 - Luciano Nogueira Bertazzi Sobrinho

19 - Antônio Lopes Braga Júnior

20 - Fernando Faria

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.