'Visitante observador'

Médica da Inglaterra realiza estágio no Hospital de Doenças Tropicais em Araguaína

Johanna Crispim possui especialidade equivalente à clínica médica no Brasil.

Por Redação 1.073
Comentários (0)

17/01/2019 16h57 - Atualizado há 5 anos
Médica Johanna Crispim

A médica inglesa Johanna Crispim realiza, desde novembro do ano passado, estágio no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), em Araguaína. A profissional é a primeira a exercer a modalidade ‘visitante observador estrangeiro’.

Segundo a médica, que possui especialidade equivalente à clínica médica no Brasil, está sendo uma experiência muito relevante para sua carreira profissional.

Lá na Inglaterra não é muito comum a incidência de doenças tropicais, por isso lá não encontrei uma boa oportunidade de estágio nesta área. Aqui posso ver, perguntar e aprender, as pessoas são abertas e o ambiente é bem limpo, estes são diferenciais”, comentou.

 A Norma Operacional (NO) nº 03 de 24 de agosto de 2018 versa que o médico visitante está autorizado a observar e acompanhar os profissionais em sua rotina diária no hospital e nos procedimentos clínicos e cirúrgicos de pacientes.

Poderá também participar de conferências, palestras e seminários relativos à área escolhida para visitação. No entanto, não é permitido que o médico visitante estrangeiro prescreva medicações, realize procedimentos, solicite exames, inclua ou altere informações contidas no prontuário.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares atua na gestão de hospitais universitários federais.

O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.