No Lago Azul 4

Posto de Comando do Exército em Araguaína é aberto à comunidade e oferta serviços gratuitos

Além do atendimento, haverá palestra gratuita e outras atividades. A ação ocorre até esta sexta-feira, 26.

Por Redação 1.342
Comentários (0)

23/07/2019 08h10 - Atualizado há 4 anos
Atendimento médico

A Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino, em Araguaína, foi cedida para ser Posto de Comando do Exército Brasileiro em treinamento regional que segue até esta sexta-feira (26) na cidade.

Nesta terça-feira (23), das 9 às 16 horas, o local será aberto para comunidade e haverá várias atividades gratuitas. A ação é denominada de Operação de Adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Durante as atividades desta terça-feira, a comunidade poderá conhecer o material usado pelos soldados, como fardamento e armamento. Haverá palestra sobre higiene bucal, atendimento clínico com médico, também demonstração com cão farejador e ainda apresentação da Banda de Música. A escola é localizada à Rua 31, s/n°, Quadra 4, no Setor Lago Azul 4.
 
De Araguaína, os militares estão coordenando um treinamento regional que envolve outros nove municípios. “Araguaína foi escolhida para o comando não só pela importância política e econômica, mas também geoestratégica. Aqui temos o Batalhão Logístico, Companhia de Comunicação, Pelotão da Polícia do Exército e Comando da Brigada”, explicou o comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Carlos Henrique Teche.
 
Segurança estratégica

Além de Araguaína, a operação atuará em outros municípios dos estados do Tocantins (Filadélfia, Palmeiras do Tocantins, Piraquê, Wanderlândia, Xambioá), Maranhão (Carolina, Estreito e Porto Franco) e Pará (Itaituba e em trechos da Ferrovia Carajás).
 
A Operação de Adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem envolve todas as organizações militares subordinadas à 23ª Brigada de Infantaria de Selva. O objetivo é voltado para a segurança de estruturas estratégicas como a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Lages, em Piraquê, e a Usina Hidrelétrica (UHE) de Estreito.
 
A operação visa ainda a garantia da votação e apuração, visualizando possível emprego das tropas nas eleições futuras. Os militares utilizarão variados tipos de transporte, que seguirão para os locais das operações via terrestre, por meio de rodovias e ferrovias, e via fluvial, pelos rios da região.
 
Preparo da tropa

A Operação Pedro Teixeira III permitirá várias possibilidades de preparo da tropa, buscando ampliar a capacidade de resguardar as estruturas estratégicas.

A operação ainda treina os militares para acompanhar a atual situação na Área de Segurança Integrada da Brigada, aumentando a capacidade contra potenciais ameaças, demonstrando prontidão e coesão das tropas focadas na Defesa da Pátria e na Proteção da Amazônia Oriental.
 
Brigada

A 23ª Brigada de Infantaria de Selva é subordinada ao Comando Militar do Norte e está sediada em Marabá (PA). A brigada possui organizações militares nas cidades de Imperatriz, no Maranhão, e Tucuruí, Altamira e Itaituba, no Pará, além das sediadas na própria guarnição de Marabá, sendo desde 2017 uma das cinco Forças de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.