Investigação

Prefeito é denunciado ao Ministério Público por não promulgar leis aprovadas na Câmara

O alvo é o prefeito de Formoso do Araguaia, Wagner Coelho.

Por Redação 723
Comentários (0)

11/06/2019 09h19 - Atualizado há 4 anos
Câmara de Formoso do Araguaia

O atual prefeito de Formoso do Araguaia (TO), Wagner Coelho de Oliveira, é investigado por supostamente deixar de promulgar leis aprovados pela Câmara Municipal sem motivos aparentes.

A promulgação é o instrumento que declara a existência da lei e ordena sua execução. A denúncia foi feita ao Ministério Público do Tocantins pelo vereador Heno Rodrigues.

Conforme o MP, se comprovada a denúncia, as omissões do gestor configuram atos de improbidade administrativa que causam ofensa aos princípios da administração pública.

Além disso, o Decreto 201/67 dispõe que é infração político-administrativa do prefeito a conduta de retardar a publicação ou deixar de publicar as leis e atos sujeitos a essa formalidade. Neste caso, o julgamento cabe à Câmara de Vereadores e a punição prevista é a cassação do mandato

O MP pediu ao presidente da Câmara informações sobre todas as leis municipais que não foram promulgadas e publicadas pelo prefeito, mesmo tendo sido regularmente sancionadas ou tendo ocorrido a derrubada do veto.

O órgão requisitou do prefeito esclarecimentos sobre as razões da ausência de promulgação de leis municipais em que ocorreu derrubada do veto e/ou sanção tácita.

O inquérito que investiga o caso foi instaurado no último dia 05 pelo promotor de Justiça Rui Gomes Pereira da Silva Neto, da Promotoria de Justiça de Formoso do Araguaia.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.