Tocantins

Prefeito é suspeito de decretar estado de emergência só para dispensar licitações

O decreto dispensou 'irrestritamente' os procedimentos licitatórios.

Por Agnaldo Araujo 3.278
Comentários (0)

17/10/2018 08h31 - Atualizado há 5 anos
Prefeito Elson Lino de Aguiar Filho

O prefeito de Novo Acordo, Elson Lino de Aguiar Filho, será investigado por suposta de decretar estado de emergência administrativo-financeiro a fim de burlar a obrigatoriedade de licitação em contratos do Município.

Conforme o inquérito instaurado pelo Ministério Público Estadual (MPE), o Decreto teve validade de 02 de janeiro a 30 de abril de 2017 e dispensava 'irrestritamente' os procedimentos licitatórios.

Para o MPE, o decreto pode ter acarretado dano aos cofres públicos, além de caracterizar ato de improbidade administrativa. A prefeitura já prestou informações, mas o órgão considerou que os esclarecimentos foram “insuficientes”.

O MPE vai realizar novas diligências para apuração dos fatos e já solicitou que o prefeito justifique com documentos a "relação de causalidade entre a dispensa geral das licitações e a desordem administrativo-financeira encontrada no município".

O prefeito deve explicar ainda o motivo da impossibilidade de se montar uma comissão permanente de licitação para conduzir as licitações do município.

O MPE também encaminhou um ofício ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que o órgão informe se existe algum ato normativo que disponha sobre dispensa de licitação em casos de emergência administrativo-financeiro e se a situação do município foi avaliada pelo Tribunal.

A reportagem solicitou posicionamento da Prefeitura de Novo Acordo, mas ainda não obteve retorno. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.