Sem concurso

MPE investiga farra de contratos em Palmas após constatar 473 só numa secretaria

'Realizar contratações sem concurso não é regra e sim exceção', diz MPE.

Por Agnaldo Araujo 5.134
Comentários (0)

08/05/2019 10h15 - Atualizado há 4 anos
Prefeita Cinthia Ribeiro

A Prefeitura de Palmas está sendo investigada por suposta contratação excessiva de servidores e ausência de concurso público para a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos do município. A prefeita é Cinthia Ribeiro (PSDB). 

Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), pesquisas realizadas no Portal da Transparência do município constataram a existência de 473 servidores temporários, 48 comissionados e 162 efetivos no âmbito da pasta, “revelando uma vasta desproporção”.

No inquérito civil instaurado nesta segunda-feira (06), o MPE destaca que em 2018 a prefeitura contratou em caráter excepcional em média 209 servidores temporários e outros 251 em 2019 para diversos cargos.

Realizar contratações por tempo determinado não é regra e sim exceção quando se trata de contratar pessoas para desempenhar funções junto à Administração Pública”, disse o MPE.

O órgão enviou ofício à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos requisitando em 10 dias úteis a relação com o nome de todos os ocupantes dos cargos efetivos, de provimento em comissão e de caráter temporário e data da realização do último concurso público da secretaria. 

A investigação tramita na 9ª Promotoria de Justiça da Capital sob a responsabilidade do promotor Edson Azambuja.

O QUE DIZ A PREFEITURA 

"A Prefeitura de Palmas informa que ainda não foi  intimada sobre a Portaria de Instauração – ICP/1219/2019 publicada no Diário Oficial do Ministério Público Estadual do Tocantins Nº 746 nesta terça-feira, 07. Assim que for intimada, cumprirá as exigências solicitadas e prestará informações requeridas. 

Esclarecemos que as contratações temporárias efetuadas pelo Município estão em cumprimento legal de acordo com o Art. 37, inciso IX da Constituição Federal em obediência a Lei 8.475/93". 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.