Poder Legislativo

Primeira mulher a presidir a Assembleia, Luana Ribeiro diz que foi vítima de preconceito

"Foi incrível, fantástico quebrar essas barreiras e esse tabu", afirmou a parlamentar.

Por Nielcem Fernandes 2.105
Comentários (0)

01/02/2019 12h18 - Atualizado há 5 anos
Deputada estadual Luana Ribeiro foi a primeira mulher a presidir a AL

A deputada estadual Luana Ribeiro (PSDB), primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, falou ao AF Notícias sobre os desafios inerentes ao cargo e a experiência de ter sido a única presidente da Casa. Luana tomou posse para novo mandato de deputada na manhã desta sexta-feira (1).

"Foi incrível, fantástico quebrar essas barreiras e esse tabu. Eu nunca tive 'mi mi mi', mas percebi a dificuldade que uma mulher enfrenta para chegar ao topo das esferas de poder. É muito difícil. O sistema é bruto, rústico e sistemático. Mas nós mulheres estamos prontas para os desafios da vida. Mas não é fácil", disse a deputada. Seu mandato como presidente termina hoje.

A deputada enfatizou a importância de uma mulher ocupar o cargo, mas revelou que sofreu preconceito por parte de colegas de parlamento. "Realmente há preconceito e discriminação. Apesar de ser respeitada e muito bem tratada pelos meus pares no plenário, o fato da presidência da Casa está sendo conduzida por uma mulher incomoda. Teve um colega que apesar de elogiar nosso trabalho me disse que ser presidido por uma mulher era estranho. O parlamentar inclusive assumiu isso para outras colegas", afirmou.

A presidente lamentou a atitude do colega e disse que esse tipo de pensamento é completamente inaceitável. "Vou ser bem sincera: acredito que a sociedade ainda não amadureceu. Esse tipo de comportamento não é só inadmissível na política e sim na sociedade em geral. A violência contra a mulher, o feminicídio são exemplos disso. A sociedade ainda tem que amadurecer muito. As vezes quando penso que estamos chegando perto, vejo que ainda estamos longe, infelizmente. Estou mais madura e experiente e mesmo com todos os entraves eu não perco a paixão e o amor pela política", concluiu.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.