Denúncia

Sintet denuncia uso de escolas em Palmas para reuniões políticas de Amastha

Para o sindicato, esse fato colabora para explicar a não aceitação da eleição democrática para diretor de escola

Por Redação 1.915
Comentários (0)

13/09/2018 11h07 - Atualizado há 5 anos
Reunião política de Amastha em escola de Palmas

Em nota de repúdio, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) denunciou nesta quinta-feira (13) o uso de unidades escolares em Palmas para politicagem.

O flagrante ocorreu no CMEI Sementinhas do Saber, onde aconteceu um evento político nesta quarta-feira, 12 de setembro, inclusive com a divulgação de banners no portão de entrada do candidato a governador Carlos Amastha (PSB), que é ex-prefeito da capital, momentos antes dos pais irem buscar seus filhos.

Segundo o Sintet, a reunião teria sido organizada pela diretora da unidade, que em outro momento proibiu uma reunião entre os trabalhadores em educação e a comunidade para discutir o calendário de reposição da greve.

“Com mais esse acontecimento, o Sintet comprova que várias unidades educacionais estão sendo usadas como currais eleitorais, onde o papel de alguns dos diretores se resume boa parte em serem cabos eleitorais de políticos que se utilizam de cargos comissionados na direção de escolas, para liderarem e conseguirem votos na comunidade onde essas unidades educacionais se localizam”, diz a nota de repúdio.

Para o sindicato, esse fato colabora para explicar a não aceitação da eleição democrática para diretor de escola, durante toda a gestão de Carlos Amastha, reiterando inclusive a transformação das unidades educacionais em currais eleitorais.

O Sindicato defende que a eleição para diretor escolar é uma importante e necessária ferramenta de democratização.

NOTA DA SEMED

"A Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed), não permite qualquer tipo de atividade política eleitoral nas dependências das unidades educacionais do município. Sobre as informações repassadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) de uma possível reunião no Cmei Sementinhas do Saber, Setor Santa Fé, a Semed consultou gestores e servidores do local e concluiu que o evento não ocorreu na unidade educacional e em nenhuma hipótese organizado pelos seus servidores.

De acordo com a gestora do Cmei, ao entregar todas as crianças aos pais, no final da tarde de quarta-feira, 12, percebeu uma movimentação política nas residências que fazem frente com o Cmei. Porém, a gestora assegura que nenhum servidor da unidade educacional estavam fazendo parte da reunião política. Quanto ao material colado nas grades do Cmei, a Semed já está providenciando as imagens das câmeras instaladas na unidade e determinou investigação para identificar os responsáveis e denunciar para a Justiça Eleitoral."

Reunião política em escola de Palmas
Sintet denuncia politicagem nas escolas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.