Veja dicas

Casamento feliz e duradouro depende de um ingrediente que não é o amor ou sexo

Terapeuta de casais revela o ingrediente que faz um casamento durar. E não é o amor ou sexo.

Por Gláucia Peixoto 1.533
Comentários (0)

18/09/2018 11h03 - Atualizado há 5 anos
Siga as dicas e tenha um casamento duradouro

Há tempos que casais e, principalmente, especialistas vêm tentando desvendar o segredo para um casamento feliz. Será que há alguns ingredientes, alguns hábitos que fazem um relacionamento durar? Alguns falam que é paciência, outros dizem que é o amor e outros falam na amizade.

Mas o Ph.D em psicologia e terapeuta de casais norte americano, Henry Kellerman, revelou que o casamento depende de um ingrediente que poucos levam a sério nos seus relacionamentos.

“A pergunta é: como nós humanos somos diferentes de lagartos, ou até mesmo de amebas? A resposta é que nós conversamos. Você quer salvar seu casamento? Então converse, converse, converse. Se você fizer isso, você estará criando uma tradição no seu casamento que permitirá os dois lidarem com qualquer tipo de dificuldade”, explica o dr. Kellerman ao Psychology Today.

A comunicação é essencial para o convívio humano e muito importante também no casamento. A conversa é muito mais importante que a atração física ou até o amor à primeira vista.

Segundo o Dr. Kellerman, 50% dos casamentos que se iniciam por causa do amor à primeira vista acabam em divórcio. 50% dos casamentos que se iniciam por atração física também acabam em divórcio. Agora, para a surpresa de todos, nos casamentos que se iniciam por uma tradição forte de conversa para resolver problemas a porcentagem de divórcio cai para 15%.

O casal deve conversar sobre suas insatisfações e satisfações, realmente se abrir. Os casais devem aprender que é importante compartilhar seus sentimentos quando se sentem inseguros ou inadequados e também quando se sentem bem e felizes. Apesar de os homens apresentarem maior resistência nesse quesito, isso vale para ambos os sexos.

Se abrir para o cônjuge é uma forma de conexão e também de autoconhecimento. Um ajuda o outro a progredir e a enfrentar problemas juntos.

O que fazer quando o casamento está falhando na comunicação?

1. Explique por que conversar é importante para você

Diga para o seu parceiro que você valoriza a comunicação. A terapeuta de casais e psicóloga Debra Campbell explica que você deve dizer que acha a conversa importante para o casamento se o seu parceiro está tendo dificuldade em se abrir.

 “Fale para o seu cônjuge como isso aprofunda seu relacionamento íntimo quando você descobre mais sobre o que faz os dois dar um ‘clique’ e o que está lhe chateando”, diz a terapeuta.

2. Não diga “nós precisamos conversar”

Essa é uma das frases mais assustadoras em um relacionamento, e por uma boa razão. O terapeuta Kurt Smith explica que ao falar isso, o parceiro pode entrar em estado de defesa e trancar suas emoções. Escolha falar de assuntos delicados em um momento casual.

Muitos casais com crianças dizem que eles nunca têm tempo sozinhos, mas você pode encontrar tempo durante o dia a dia se você for criativo”, explica Smith ao Huffington Post.

3. Se abra primeiro

Se você quer melhorar a comunicação do casamento, comece por você. Expresse seus sentimentos e vulnerabilidades.

Se você falar de mágoas do passado, seu cônjuge conseguirá entender melhor o contexto da sua dor porque você compartilhou como outras pessoas a fizeram sentir”, explica a terapeuta de casais, Kari Carroll.

Quando seu cônjuge vê que você se sente segura no relacionamento, a probabilidade dele fazer o mesmo aumenta”, afirmou.

4. Seja um bom ouvinte

Não há nada mais frustrante do que ser ignorado, conversar com alguém que não está ouvindo. Se você quer ser ouvido, ouça também.

Tente ficar em silêncio por pelo menos 15 segundos, mantenha contato visual e uma expressão facial suave”, diz a terapeuta de casais, Amanda Deverich, ao Huffington Post.

5. Não responda com raiva

Se você quer uma conversa construtiva e não Destrutiva, segure a raiva. “A raiva provoca um instinto para resposta de brigue-ou-brigue”, explica Aaron Anderson, terapeuta familiar.

Controle o seu temperamento, agir com raiva não resolverá nada. Paciência e gentileza irá fazer uma grande diferença na comunicação do casal.

E você, cara leitora, qual é a sua dica para um relacionamento duradouro? Compartilhe sua experiência com outras leitoras e ajude a reconstruir relações. Deixe seus comentários. Obrigada!

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.