Diversão

Artpalco distribui ingressos gratuitos para temporada de espetáculo infantil em Araguaína

O objetivo é que mais de 5 mil crianças sejam beneficiadas com o espetáculo.

Por Cinthia Abreu
Comentários (0)

18/09/2018 10h50 - Atualizado há 5 anos
O objetivo é que mais de 5 mil crianças sejam beneficiadas com o espetáculo

O mais novo espetáculo de teatro infantil do grupo Artpalco, 'A Incrível Aventura de Janelinha e a Fada do Dente', entra em cartaz no Anfiteatro do Senai (Fieto) em Araguaína, no norte do Estado, de 25 a 28 de setembro e, posteriormente, de 23 a 26 de outubro.

O objetivo é que mais de 5 mil crianças sejam beneficiadas com o espetáculo, sendo 3 mil crianças de escolas públicas da cidade e 2 mil ingressos com distribuição gratuita. A temporada é fruto da segunda edição do projeto 'A Escola Vai ao Teatro', aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio das Lojas Nosso Lar e Novo Rio Veículos.

Nesta primeira etapa, para as apresentações de 25 a 28 de setembro, o grupo distribui 1 mil ingressos. Eles serão distribuídos exclusivamente até a próxima sábado (22), e podem ser retirados em horário comercial, nas Lojas Nossa Lar de Araguaína.

ESPETÁCULO

“A Incrível Aventura de Janelinha e a Fada do Dente” trata sobre a importância de cuidar da saúde bucal. Conforme a atriz e produtora executiva do Artpalco, Tatiane Breve, a peça foca não somente o entretenimento, mas principalmente a educação, reforçando sobre a importância de se ter bons hábitos e não descuidar da saúde bucal, além de enfatizar a necessidade de ir regularmente ao dentista.

 Com texto e direção do artista pernambucano Luiz Navarro, a peça de 40 minutos utiliza o universo do clown para contar a história de Janelinha, uma menina que tem um encontro inusitado com a Fada do Dente, que lhe dá a missão de convencer as crianças a cuidar dos dentes e assim destruir os agentes causadores de cárie e outras doenças.

“O espetáculo utilizará elementos da cultura popular, criando uma ponte direta entre o palco e a plateia, onde o espectador possa fazer uma reflexão e levar essa discussão para a escola e comunidade em geral”, adianta o diretor.

TRILHA SONORA

A trilha sonora é assinada pelos músicos Nice Albano e Zé Caetano, de Recife (PE). Segundo Nice Albano, todas as canções foram especialmente compostas para o espetáculo.

“Todas as canções são inéditas e a gente tentou trabalhar em cima da prevenção das cáries e dessa lenda maravilhosa que é a Fada do Dente. A gente contextualizou também o tema do bullying, reforçando que todas as crianças perdem o dente, lembrando o chamado ‘janelinha’ e colocamos isso nas canções de forma bem suave”, explicou a artista.

Segundo Nice Albano, as canções trazem ritmos tipicamente brasileiros, como a ciranda do Nordeste e o repente. “São músicas bem alegres, foi um trabalho muito divertido para gente que compôs as canções, mas que certamente vai refletir também na recepção do público. Espero que gostem”, almeja Nice.

 SAÚDE

Após a encenação, as crianças participam de um bate-papo com um dentista sobre os principais cuidados necessários para se garantir uma saúde bucal de excelência. Responsável pelas palestras do projeto, o dentista Alyson Lira considera que o teatro exerce um papel fundamental no processo de fixação das informações para o público infantil.

“Vamos utilizar elementos do próprio espetáculo, como os personagens para falar sobre a importância da higiene oral, que implica em mudança de hábitos inclusive em casa”, explica.  Após cada espetáculo, o grupo distribuirá ao público kits de higiene bucal.

ARTPALCO

Diversas produções do grupo já garantiram pelo Brasil afora recordes de público e bilheteria, além de premiações em importantes mostras e festivais, como o Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, Festival Nacional de Lauro de Freitas (FIT Bahia), Sesc Aldeia Jiquitaia, dentre outros. Atualmente, o currículo do grupo conta com mais de 20 montagens, que já levaram mais de 100 mil espectadores ao teatro em cerca de dez anos de grupo. Recentemente, o grupo circulou com o espetáculo “Outra História de Francisco” (patrocinado pelo Atacadão e Lei Rouanet) em 25 cidades brasileiras, nas regiões Norte, Norte e Sudeste do País.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.