Canela de Velho

Conheça os benefícios do tratamento com chá de Canela de Velho e como prepará-lo

Acredita-se que o chá possui potencial efeito no tratamento de problemas nas articulações, como a artrose e artrite.

Por Redação 10.484
Comentários (0)

05/02/2019 12h07 - Atualizado há 5 anos
O chá vem sendo muito utilizado no tratamento em doenças nas articulações

O chá de canela de velho é um preparo caseiro a partir da planta Miconia Albicans. Acredita-se que possui potencial efeito no tratamento de problemas nas articulações, como a artrose, por exemplo. Contudo, hoje, há pelo menos  2 mil artigos científicos tratando das suas propriedades medicinais. Dentre eles, alguns que testam atividade antimicrobiana, fungicida e anti-inflamatória.

Em uma revisão sistemática da canela de velho, apresentada na Universidade Federal de Sergipe [1], o autor explica que a Miconia albicans é uma espécie arbórea, pertencente à família Melastomaceae. Existe nas regiões tropicais do mundo e, com muita abundância no Brasil. Ao mesmo tempo, a planta tem demonstrado atividade antimalárica, antitumoral, analgésica e antifúngica. Além disso, é rica em fenóis totais e tem potencial efeito antioxidante. Por isso, o consumo de chá de canela de velho tem se tornado tão popular.

Quais as propriedades da Canela de Velho 

Como já dito, o chá de canela de velho vem sendo utilizado por apresentar propriedades anti-inflamatória, sobretudo para doenças doenças inflamatórias das articulações. De acordo com um estudo apresentado na  Mostra Científica de Farmácia  [2], as folhas da planta estão sendo utilizadas na preparação de chás. Ao mesmo tempo, são encontrados extratos secos comercializados em forma cápsulas com atividade anti-inflamatória, antioxidante e analgésica. Com isso, os frascos à venda atribuem seu uso principalmente nos casos de artrite, artrose e dores musculares.

Os efeitos comprovados da canela de velho  se dá pela presença de flavonoides representando seu efeito antioxidante e compostos triterpênicos (ácido ursólico e ácido oleanólico) apresentando atividade anti-inflamatória. Podemos citar, pelo menos 4 atividades medicinais comprovadas cientificamente:

  • Antioxidante. A atividade antioxidante das folhas de canela de velho ocorre devido seu alto nível de fenóis totais observados, conforme publicação na revista Molecules [3]. Isso porque, sabemos que diversos estudos apoiam a tese que a alta atividade biológica da planta medicinal está relacionada com a presença de compostos fenólicos.
  • Anti-inflamatória. A canela de velho é riquíssima em ácido ursólico e do ácido oleanólico que possuem atividade anti-edematosa (reduz inchaço) nas articulações significante. O testes foram feitos em ratos com problemas nas articulações. O resultado foi publicado na Bioscience Journal [4].
  • Protege no DNA. Conforme publicação no Semina: Ciênc. Biol. Saúde [5] extrato das folhas dessa planta, ainda é capaz evitar a “quebra” cromossomos, chamando a atenção para uma atividade anticlastogênica. Ao mesmo tempo, reduz a mutagenicidade, ou seja evita a mutação genética que, muitas vezes são causadoras de doenças.
  • Rico compostos fenólicos. A planta possui ainda quercetina com propriedades anti-inflamatórias, anticarcinogênicas, antivirais e anti-histamínicas. Possui também rutina (vitamina P) que além de tratar das hemorroidas e ainda auxilia no emagrecimento. Essa extração foi publicada na Molecules [3].

Para que serve o chá de Canela de Velho?

  • O chá de canela de velho tem efeito na redução da dor e da inflamação das articulações. Além disso, ajuda a estimular a regeneração das cartilagens que revestem os ossos.  Sendo assim, seu potencial medicinal tem sido utilizado amplamente no tratamento de doenças como artrose, osteoartrite ou artrite reumatoide ou mesmo para aliviar dor nas costas originadas por problemas na coluna ou musculares. Assim, podemos citar, seu uso para os seguintes problemas relacionados a articulação:
  • dor no quadril
  • dor no joelho e no cotovelo
  • dor nas costas
  • dor no punho
  • dor nas mãos e nos pés

Como preparar o chá de Canela de Velho?

Adicione 1 colher (de sopa) bem cheia com canela de velho picada ou 2 folhas inteiras da planta em 200 ml de água fervente. Deixe ferver por 2 minutos. Depois tampe a panela por aproximadamente 10 minutos. Em seguida coe e beba morno. Não adoce. Lembre-se que além do chá, a canela de velho pode ser adquirida em forma de cápsulas de suplemento.

Como Tomar o chá de Canela de Velho?

O uso recomendado desse chá para o tratamento de doenças nas articulações, corresponde a 1 xícara do chá 2 vezes ao dia por 1 mês. A primeira xícara deve ser tomada depois o café da manhã e a segunda xícara após o jantar. Portanto, o uso seguindo essas recomendações é indicado para quem tem problemas nas articulações, como artrose, artrite, osteoartrite que causam dor nas juntas e dor atrás do joelho, por exemplo.

Quem não pode tomar o chá de Canela de Velho?

De início informamos que gestantes e mães amamentando não devem fazer uso desse e de qualquer outro remédio caseiro sem recomendação médica. Primeiro, seria necessário, além da opinião médica, exames de sangue e de imagem.

As folhas de canela de velho podem acumular uma quantidade de Alumínio {Al} além do recomendado. Embora o alumínio seja um dos metais necessários para o bom funcionamento do corpo humano, grandes concentrações podem ser prejudiciais. Além do alumínio, a Miconia albicans apresenta taninos entre seus metabólitos, mas sua toxicidade é considerada muito baixa, conforme publicação do Journal Of Agronomic Science [6].

ARTIGOS MÉDICO-CIENTÍFICOS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE [1]  MOSTRA CIENTÍFICA DE FARMÁCIA  [2]  MOLECULES [3] BIOSCIENCE JOURNAL [4]  SEMINA: CIÊNC. BIOL. SAÚDE [5] JOURNAL OF ANGRONOMIC SCIENCE [6]

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 

Por: Roberta Gondim, farmacêutica generalista, mestrado em Ciências da Saúde

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.