Dica de especialista

Economista ensina fórmula simples e eficiente para controlar seu dinheiro e viver bem

O jovem Ericson Cardoso aprendeu controlar suas economias em casa, com a própria mãe.

Por Weslene Rocha 969
Comentários (0)

03/01/2019 09h24 - Atualizado há 5 anos
Saiba como controlar suas finanças pessoais

Cuidar das economias e administrar bem as finanças pessoais é um desafio para a maioria das pessoas, mas é possível lidar com dinheiro sem mistério, só que para isso, foco e disciplina são essenciais.

O jovem Ericson Cardoso aprendeu controlar suas economias em casa, com a própria mãe, e hoje, aos 20 anos, mantém o controle de suas finanças pessoais com a ajuda de um aplicativo. "Eu controlo tudo através do aplicativo online de monitoramento das movimentações bancárias, eu adotei o hábito de colocar todo o dinheiro que ganho na conta corrente, assim fica mais fácil."

Ele revelou como divide o seu dinheiro. "É através do aplicativo que eu consigo fazer a minha própria contabilidade do mês. Quando recebo o salário, logo começo a fazer a soma de boletos e outras contas que preciso pagar, nesse momento eu também incluo despesas do dia-a-dia", disse.

"Depois dessa contabilidade, vejo o que é o meu salário de forma clara e direciono esta quantia para ações programadas, nunca saio gastando aleatoriamente. Antes de gastar, sempre me pergunto qual a real necessidade."

Apesar do controle rígido com suas economias, o jovem afirma que não fica sem dinheiro para o lazer. "Isso não quer dizer que eu não saio para lanchar, viajar ou me divertir, pelo contrário, tudo é calculado de forma sistemática para que eu não fique zerado, e graças a isso consigo manter meu salário durante todo o mês, ou até mais (sic)".

Com outro método de controle, o economista Adail de Santana Saldanha ensinou como começar o próprio controle financeiro, utilizando uma técnica aplicada geralmente em empresas, mas que serve para gastos pessoais. "A melhor maneira para manter controle das finanças é o chamado Fluxo de Caixa, que apesar desse nome técnico, é muito fácil de ser criado e acompanhado numa planilha eletrônica ou mesmo com uma calculadora comum".

Para ele, por todos saberem quais seus rendimentos mensais e suas despesas fixas, logo saberão quanto pode sobrar do rendimento para utilizar em outras necessidades e projetos, como viagens, roupas, passeios, e outras coisas.

"Criar o controle numa planilha permite que você projete suas receitas e despesas dentro de um período, então daí se consegue um planejamento futuro".

O Fluxo de Caixa, é uma fórmula muito simples, que se resume na matemática: 

Quanto você possui atualmente, com a soma das entradas futuras, e a subtração das despesas, que geram o saldo final.

Veja abaixo: 

( = ) Saldo Inicial (quanto você possui disponível em dinheiro hoje)

( + ) Entradas (Ex.: salário mensal)

( - ) Saídas (Ex. supermercado, telefone, água, energia, escola, etc.)

( = ) Saldo Final (Saldo Inicial + Entradas - Saídas)

O Saldo Final do dia da criação da planilha será o saldo inicial no dia seguinte, ou a próxima vez que fizer a contagem.

Adail Saldanha disse que não existe segredo para o controle da vida financeira. "Tudo se resume em controle e disciplina, o Fluxo de Caixa se desenvolve naturalmente em qualquer pessoa quando inicia sua vida profissional e começa a receber algum tipo de remuneração".

Para o economista, é preciso analisar suas despesas em relação à receita mensal através desse tipo de controle, isso lhe permite planejar o futuro indicando, por exemplo, quando será possível adquirir um novo bem ou fazer uma viagem.

Sobre a dificuldade em cumprir metas financeiras, Adail Saldanha, conta que geralmente isso está ligado a situações inesperadas ou emergenciais, como acidentes, despesas com remédios, hospitais, além de endividamento com compras parceladas ou cartão de crédito.

"É necessário incluir no seu Fluxo de Caixa um valor que poderá ser chamado de reserva para contingências, e jamais comprometer a receita com parcelas de dívidas que levem a um resultado negativo no Fluxo", finalizou.

O economista conclui que são passos simples, porém eficientes. "A melhor maneira de cumprir as metas estabelecidas durante o ano é desenvolver sua planilha de Fluxo de Caixa para controle pessoal. Não comprometer as receitas com dívidas futuras ou parcelamentos, pois é necessário analisar o risco de perder a fonte de renda. Manter a reserva para emergências, desenvolver uma forma de controle e principalmente cultivar a disciplina", finalizou Adail Saldanha.

Planilha para organizar o Fluxo de caixa

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.