Saúde bucal

É melhor escovar os dentes antes ou depois do café da manhã? Especialistas avaliam

Dentistas explicam os cuidados necessários com a higiene bucal ao longo do dia.

Por Estadão
Comentários (0)

14/10/2025 08h25 - Atualizado há 3 semanas
Orientações para ter uma boa saúde bucal.

Notícias do Tocantins -  A pergunta: É melhor escovar os dentes antes ou depois do café da manhã ou de uma xícara de café?

A ciência: Todos nós temos nossas rotinas pela manhã. Alguns correm direto para o banheiro para escovar os dentes e se livrar do mau hálito matinal. Outros preferem começar com uma xícara de café e algo para comer antes da escovação. Mas o que é melhor para os dentes? Pedimos a especialistas em odontologia que compartilhassem o que dizem as evidências científicas — e nos contassem suas preferências pessoais.

Há argumentos a favor da escovação antes de comer ou beber. Microrganismos presentes na boca, como bactérias, podem causar gosto e odor desagradáveis, e a placa bacteriana – uma película composta principalmente por bactérias, partículas de alimentos e saliva – pode causar cáries, gengivite e outras doenças na gengiva.

Escovar os dentes com um creme dental com flúor e a técnica correta ao acordar ajuda a remover a placa bacteriana que se desenvolve durante a noite. Isso pode melhorar o sabor do “suco, café ou café da manhã”, e o creme dental reveste seus dentes com flúor e outros minerais que os protegem durante a refeição, diz Steven Katz, presidente da Associação Americana de Endodontistas.

Quando os alimentos interagem com a placa bacteriana, que é uma película pegajosa de bactérias, ocorre a produção de ácido, levando à erosão do esmalte e à cárie dentária”, explica.

Também é uma boa ideia escovar os dentes após comer ou beber. Escovar os dentes após as refeições remove as partículas de alimentos que ficam presas nas ranhuras dos dentes, entre eles, ao longo da linha da gengiva e nos biofilmes formados pelas bactérias, diz Margherita Fontana, professora da Faculdade de Odontologia da Universidade de Michigan.

É por isso que dois dos três especialistas consultados disseram que escovam os dentes antes e depois do café da manhã. O terceiro especialista escova os dentes antes do café da manhã e novamente no meio do dia.

Para pessoas que preferem escovar os dentes logo de manhã, escovar novamente após o café da manhã pode não ser prático. Mas pode fazer sentido para adultos mais propensos a cáries, diz Margherita.

Se você escovar os dentes adequadamente, poderá escová-los com a frequência que quiser”, afirma ela.

Se você não puder escovar os dentes antes e depois do café da manhã, não há problema, desde que os escove pelo menos duas vezes ao dia — de manhã e à noite — e use fio dental, de preferência após a última refeição do dia, para evitar consumir qualquer alimento ou bebida além de água depois que os dentes estiverem limpos, acrescenta Margherita.

É preciso esperar?

Normalmente, não há motivo para esperar um certo tempo depois de comer para escovar os dentes. No entanto, se você consome alimentos ou bebidas ácidas, como frutas cítricas, vinagre, vinho e aquelas com gás, alguns especialistas recomendam esperar de 30 a 60 minutos. O café não é tão ácido, então não há motivo para adiar a escovação após uma xícara de café, acrescentam.

“Os ácidos amolecem temporariamente o esmalte, e escovar os dentes muito cedo pode desgastá-lo. Enxaguar os dentes com água logo após as refeições é uma boa alternativa nesse meio tempo”, ensina Katz.

Se você não puder enxaguar com água, mascar chiclete sem açúcar após uma refeição pode permitir que sua saliva continue fluindo, lavando as partículas de comida e resíduos e protegendo seus dentes, diz Ruchi Sahota, porta-voz da Associação Americana de Odontologia e dentista de família em Fremont, Califórnia.

Dica profissional: se você notar que a comida continua ficando presa no mesmo lugar, avise seu dentista, pois pode ser um indicativo de que há uma cárie naquela área que precisa ser tratada, diz Ruchi.

Fio dental antes ou depois da escovação?

Não há hora errada para usar fio dental, mas alguns especialistas dizem que limpar entre os dentes antes de dormir tem uma vantagem: garante que você não vai deixar partículas de alimentos que podem gerar bactérias e estimular a formação de placa bacteriana durante a noite.

Além disso, não há orientação oficial sobre a sequência correta de escovação e uso do fio dental, mas dois pequenos estudos sugerem que pode haver benefícios em usar fio dental entre os dentes antes de escová-los.

Limpar primeiro os espaços de difícil acesso “não só reduz o risco de cáries e doenças gengivais, mas também permite que o flúor da pasta de dente alcance mais superfícies dos dentes”, diz Katz.

O que mais é importante saber

Ao escovar os dentes, as ferramentas e a técnica corretas são cruciais; escovar com muita agressividade pode levar à retração gengival, erosão do esmalte e sensibilidade dentária em algumas pessoas, dizem os especialistas.

Aqui está o que eles recomendam:

Escovação

Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia – de manhã e à noite – por pelo menos dois minutos com uma escova de cerdas macias ou, melhor ainda, uma escova elétrica e um creme dental com flúor. A vantagem das escovas elétricas é que elas fazem o trabalho por você. Elas oscilam, giram ou vibram para remover partículas de alimentos e placa bacteriana. Muitas têm temporizadores que indicam o tempo de escovação e algumas têm sensores de pressão para alertá-lo quando você está escovando com muita força. Mas, com a técnica adequada, as escovas manuais também podem fazer o trabalho. Peça ao seu profissional de saúde bucal para lhe orientar sobre as melhores práticas.

Enxágue

Após escovar os dentes com um creme dental com flúor, evite o enxágue, recomendam os especialistas. Isso permite que o flúor permaneça nos dentes. Se, no entanto, você sentir necessidade de enxaguar, faça-o com uma pequena quantidade de água, como um gole da mão. Ou, se achar que precisa de um enxágue mais completo, considere usar um enxaguante bucal que contenha flúor.

Uso do fio dental

Use o fio dental, de preferência antes de escovar os dentes, pelo menos uma vez por dia e use a técnica adequada. Para dentes com bordas planas, como os da frente, usar o fio dental em movimentos de cima para baixo pode funcionar. Mas para dentes arredondados, como os molares posteriores, use a técnica do “C”: comece na base do dente, perto da linha da gengiva, curve o fio em forma de “C” e deslize-o para cima e para baixo várias vezes para remover partículas de alimentos e placa bacteriana sob a linha da gengiva e na superfície do dente.

Resumindo: escovar os dentes antes ou depois do café da manhã é uma escolha pessoal. E embora haja vantagens em fazer as duas coisas, em geral, escovar os dentes após qualquer refeição é uma boa ideia.

  • Este conteúdo foi publicado originalmente no The Washington Post. Ele foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.