Confira os novos medicamentos e produtos disponíveis.
Notícias do Tocantins – A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou, nesta quinta-feira (13/02) uma ampliação no programa Farmácia Popular. Agora, são oferecidos 41 produtos e medicamentos gratuitos à população, um aumento em relação aos 39 anteriormente disponíveis.
A medida visa beneficiar mais de 1 milhão de pessoas por ano, com um foco especial nos idosos que, até então, precisavam pagar por alguns insumos.
Entre as principais novidades, destaca-se a inclusão do medicamento dapagliflozina, utilizado no tratamento de diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, fraldas geriátricas passam a ser disponibilizadas gratuitamente para pessoas com 60 anos ou mais, garantindo mais acessibilidade a esse público.
Expansão para novos municípios
Além da ampliação dos produtos oferecidos, o governo anunciou uma nova fase de credenciamento para farmácias privadas em municípios que ainda não são atendidos pelo programa. Essa etapa contemplará 758 cidades, com o objetivo de expandir o alcance do Farmácia Popular, especialmente em áreas remotas do país.
Atualmente, o programa está presente em mais de 31.000 farmácias credenciadas em 4.812 municípios, cobrindo 86% das cidades brasileiras. Essa expansão demonstra o esforço contínuo do governo para aumentar a capilaridade do programa e garantir o acesso à saúde para um número maior de brasileiros.
Entre os anos de 2022 e 2024, o governo federal conseguiu ampliar em quase 20% o número de pessoas atendidas pelo programa. O total de beneficiários passou de 20,7 milhões para 24,7 milhões, reforçando a importância da iniciativa na promoção da equidade no sistema de saúde do país.
O Ministério da Saúde segue investindo para que mais brasileiros tenham acesso aos cuidados necessários, garantindo um atendimento mais inclusivo e abrangente.