Economia

Veja dicas valiosas para economizar combustível; gasolina teve 4 reajustes só este ano

Maneiras de conduzir o veículo que vão fazer diferente na economia do combustível.

Por Márcia Costa 876
Comentários (0)

19/02/2021 15h37 - Atualizado há 3 anos
Truques para economizar combustível

Com mais um aumento no preço dos combustíveis no Brasil está cada vez mais difícil conseguir encher o tanque do veículo. Como muitos dependem do carro ou da moto para muitas atividades no dia a dia, a alternativa é procurar formas de economizar.

Escolher um posto que vende mais barato é o primeiro passo, porém a maneira de se conduzir o veículo e a preocupação com a manutenção é indispensável.

Algumas dicas aplicadas podem resultar numa economia impressionante no final do mês. Confira dicas do Notícias Automotivas

1 - Manutenção em dia, economia no bolso:

Fazer a manutenção do carro evita aquela dor de cabeça no meio da viagem de férias, mas também ajuda e muito na hora de economizar combustível. Peças quebradas ou defeituosas tendem a aumentar o consumo, pois fazer o motor e outras partes do carro funcionar com mais dificuldade. Além disso, essa prática aumenta a vida útil de todos os componentes.

2 - Evite o ponto morto 

Andar com o carro no ponto morto em alguns trechos obviamente vai cortar a injeção de combustível, e muitos motoristas tem esse costume. Apesar disso, essa prática deve ser evitada por questões de segurança. Quando o carro está desengatado, o sistema de freio é mais exigido, pois não tem a ajuda do freio-motor.

Com a exceção de carros mais antigos, que tinham carburadores, os veículos atuais contam com a injeção eletrônica, que gerencia de forma automática o uso de combustível com a ajuda de um chip eletrônico. Assim, mesmo com o carro engatado, o sistema não injeta combustível se não for necessário. Por isso, esqueça o ponto morto. Se quiser economizar combustível, basta manter o carro engatado na marcha mais alta possível e não usar o acelerador.

3 - Dirija de forma prudente

Dirigir o carro como se você estivesse no filme Velozes e Furiosos aumenta e muito o consumo de combustível, além de ser perigoso para todos à sua volta. Por isso, evite ultrapassagens perigosas e outras práticas que exigem muito do carro. Uma viagem mais tranquila vai afetar diretamente, e de forma positiva, o seu bolso, e assim você vai economizar combustível. Além disso, os ocupantes do seu veículo e todos à sua volta se sentirão bem mais seguros.

4 - Fique atento à qualidade do combustível

A qualidade do combustível não é a ideal no Brasil. Mesmo assim, existem postos que vendem a famosa gasolina “batizada”, ou seja, com álcool, água ou outro componente em sua mistura.

Vale lembrar que não é proibido colocar etanol na mistura da gasolina. A lei permite que até 27% seja desse componente, e os carros são feitos para rodar tranquilamente dessa forma. Acima disso, porém, os danos aparecem quase que imediatamente, começando com aqueles engasgos que tanto irritam o motorista.

Então, se algum posto vende um combustível num valor muito abaixo da média, desconfie. A economia que você vai ter ao abastecer ali pode acabar dando dor de cabeça depois.

5 - Evite peso desnecessário

Se você tem o costume de acumular itens desnecessários no compartimento de bagagens ou dentro do próprio carro, saiba que isso vai te atrapalhar a economizar combustível.

Mesmo pesos mínimos, como uma mala pequena, já fazem o veículo ter que trabalhar mais para se locomover. Alguns estudos dizem que 10 kg já fazem diferença. Imagine levar então, sem necessidade, malas pesadas, brinquedos ou a própria cadeirinha da criança quando ela não está no carro? Por isso, fique atento: se o item não é necessário, ele não precisa passear com você. Além disso, fique atento ao manual de instruções, onde as informações de peso máximo estão bem descritas.

6 - Calibre os pneus regularmente

Essa é uma das práticas mais conhecidas para economizar combustível. Quando os pneus estão descalibrados ou até murchos, existe um atrito maior com a via e o consumo de combustível pode aumentar em até 3%. Parece pouco, mas ao final de um ano isso faz diferença.

Verifique no manual ou na lateral da porta para saber qual a pressão indicada pelo fabricante, e tenha o costume de calibrar os pneus (inclusive o estepe) pelo menos uma vez a cada 15 dias.

7 - Mantenha o carro sempre alinhado e balanceado

Outro aspecto que envolve pneus e rodas, e que pode ajudar a diminuir o consumo de combustível, é o correto alinhamento e balanceamento.

Rodas desalinhadas provocam uma dificuldade maior para o carro se locomover, pois as rodas se arrastam. Isso diminui a vida útil dos pneus, aumenta o risco de acidentes e também o consumo de combustível.

Ao menor sinal de problemas no alinhamento ou balanceamento, como vibrações ou sentir que o carro está puxando para um lado, verifique isso imediatamente, assim você também vai economizar combustível.

8 - Mantenha os vidros fechados quando possível

Além do peso excessivo, os vidros abertos contribuem para que o carro se arraste com mais dificuldade. Quanto mais atrito com o ar, mais combustível é consumido. É claro que dentro da cidade muitos preferem manter os vidros abertos e deixar o ar-condicionado desligado. Mas ao andar em velocidades maiores, como na estrada, procure manter as janelas fechadas. Isso contribui para uma boa aerodinâmica e ajuda a economizar combustível.

9 - Outras Dicas

Ar-condicionado só quando necessário

Saia de casa alguns minutos mais cedo

Seja um motorista mais gentil

Evite acelerações e freadas bruscas 

Troque de marcha na hora certa

Fique atento às velas e filtros

Evite acessórios desnecessários

Precisa ir de carro?

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.