Energia elétrica

Apagão é registrado em oito estados e no DF após incêndio em subestação no Paraná

Em algumas regiões houve interrupção total do serviço entre 8 minutos e 1 hora.

Por Estadão
Comentários (0)

14/10/2025 08h12 - Atualizado há 3 semanas
Apagão foi registrado em oito Estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Notícias do Tocantins - Vários Estados brasileiros enfrentaram instabilidades no fornecimento de energia elétrica no início da madrugada desta terça-feira (14/10). Usuários das redes sociais relataram apagões em ao menos oito Estados, além do Distrito Federal. O apagão foi devido a um incêndio em subestação no Paraná.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) teve início à 0h32 com um incêndio no reator da Subestação de Bateias, na região metropolitana de Curitiba, que desligou toda a subestação de 500 kV (quilovolts).

A recomposição das cargas se deu de maneira controlada. E, até 1h30, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas. Já as cargas da região Sul foram restabelecidas às 2h30, de acordo com a pasta.

Os efeitos foram distintos, enquanto em algumas localidades a oscilação durou apenas segundos, em outras regiões houve interrupção total do serviço entre 8 minutos e 1 hora.

Veja Estados afetados:

  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Bahia
  • Minas Gerais
  • Ceará
  • Mato Grosso do Sul
  • Amazonas
  • Santa Catarina
  • Distrito Federal

Em São Paulo, a Enel esclareceu que a interrupção de energia, que afetou clientes da distribuidora nessa madrugada, por volta das 0h32, foi causada pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS).

O procedimento de corte de carga – conhecido como ERAC - acontece de forma automática, quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN), para proteger o sistema elétrico", disse. Em 8 minutos, por volta das 0h40, os 937 mil clientes afetados em São Paulo tiveram o serviço normalizado.

No Distrito Federal, a Neoenergia confirmou que houve ocorrência entre 0h31 e 1h06, afetando 8 subestações e interrompendo o fornecimento de energia para cerca de 300 mil usuários.

Em Goiás, a Equatorial informou que a interrupção afetou mais de 529 mil unidades consumidoras. De acordo com a empresa, a falta de energia aconteceu por determinação da Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “A medida foi necessária para preservar a estabilidade do sistema elétrico diante de uma variação de frequência na rede nacional”, informou em nota.

No Rio, a Light informou que cerca de 450 mil clientes foram afetados pela falha. Segundo a empresa, a interrupção ocorreu devido a um problema no SIN que acionou o Esquema Regional de Alívio de Carga, um mecanismo automático para evitar sobrecargas no sistema. As regiões mais afetadas foram a zona norte, zona oeste e a Baixada Fluminense, onde o fornecimento foi restabelecido após aproximadamente 30 minutos. Usuários publicaram sobre a falha nas redes sociais.

No Amazonas, a empresa responsável pelo abastecimento, a Amazonas Energia, atribuiu a falha a uma “perturbação” no Sistema Interligado Nacional (SIN). O problema afetou bairros das cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. Segundo a concessionária, a interrupção começou às 00h09 e foi resolvida por volta das 00h25.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.