Ary Barroso conquistou destaque internacional, principalmente em Hollywood, onde trabalhou com a Disney
Ary Evangelista Barroso, nascido em 7 de novembro de 1903 em Ubá, Minas Gerais, foi um dos maiores compositores de música popular brasileira. Com uma trajetória marcada pelo sucesso de sambas emblemáticos, ele destacou-se com a famosa "Aquarela do Brasil", um hino não oficial que representava o Brasil no mundo. Além de compositor, Ary foi pianista, locutor esportivo e até político, sendo eleito vereador pelo Rio de Janeiro.
Ary Barroso conquistou destaque internacional, principalmente em Hollywood, onde trabalhou com a Disney na criação de trilhas para filmes como Alô Amigos e Você Já Foi à Bahia?. Sua indicação ao Oscar em 1944, pela música "Rio de Janeiro" do filme Brasil, consolidou sua presença global e fez dele o primeiro brasileiro a ser reconhecido pela Academia de Cinema. Artistas como Carmen Miranda e Frank Sinatra interpretaram suas canções, levando a sonoridade brasileira a outros públicos.
Órfão aos seis anos, Ary foi criado por sua avó e sua tia, que lhe ensinou a tocar piano. Estudou Direito no Rio de Janeiro, mas sua verdadeira paixão era a música. Desde jovem, Ary envolveu-se com o ambiente musical do Rio, tocando em orquestras e trabalhando como pianista em cinemas. Sua primeira composição veio aos 15 anos, e logo ele consolidou seu nome na música com sucessos no carnaval e no rádio.
Ary Barroso foi o compositor mais gravado por Carmen Miranda e tem cerca de 264 músicas registradas. "Aquarela do Brasil" segue sendo uma das composições brasileiras mais interpretadas no mundo, garantindo royalties ainda hoje. Seu trabalho foi homenageado em sambas-enredo, documentários e shows que celebram sua contribuição à música brasileira. Em 2003, no centenário de seu nascimento, Ary ganhou uma estátua no Leme, Rio de Janeiro, reconhecendo sua importância histórica.