Garimpinho

Ciclistas do Pará, Tocantins e Maranhão participam do 3º Desafio de Mountain Bike de Araguaína

Mais de 180 atletas participaram da competição que envolveu trilhas rurais de até 60 quilômetros.

Por Redação 1.120
Comentários (0)

08/07/2024 15h04 - Atualizado há 1 semana
A terceira edição do Desafio de Mountain Bike de Araguaína teve recorde de inscritos

Notícias do Tocantins - A 145 quilômetros de Araguaína, as estradas rurais do Povoado Garimpinho receberam a 3ª edição do Desafio de Mountain Bike de Araguaína, evento promovido pela prefeitura neste sábado (06/7) e que marcou a abertura da temporada de praias na região. Ao todo, 183 atletas do Pará, Tocantins e Maranhão percorreram trilhas de até 60 quilômetros, com subidas e descidas intensas.

A atleta Jordana Rodrigues, moradora de Taquaruçu, distrito de Palmas, estava de férias e aproveitou o convite dos amigos para participar da competição pela primeira vez e conhecer as praias do Garimpinho, às margens do Rio Araguaia. E a experiência rendeu para ela o primeiro lugar na categoria Open Feminino. “O circuito estava excelente e bem-sinalizado. Aconteceram várias situações durante a competição e as posições oscilaram bastante, mas consegui”, contou a atleta.

“Neste ano, fizemos um percurso diferenciado, bate-volta, aumentando o desafio e os ciclistas se apaixonaram”, explicou o coordenador de Esporte de Araguaína, Raimundo Nonato.

Nas categorias Open Masculino, Master A Masculino e Master B Masculino, o trajeto foi 60 km; para a categoria Open Feminina, o percurso foi de 50 km e na Master A Feminina e Master B Feminina, o trajeto total foi de 40 km.

A premiação ultrapassou os R$ 23 mil e o valor foi dividido para os cinco primeiros colocados nas modalidades. O campeão brasileiro juvenil, Otávio Queiroz conquistou o primeiro lugar na categoria Open Masculino e elogiou o circuito repleto de paisagens.

“O lugar é muito bonito, porque tem a vista do Cerrado. Passei por alguns córregos e foi muito bom sentir essa emoção. Estou muito feliz por ter ganhado”, relatou.

Referência na região

O 3º Desafio de Mountain Bike contou com o apoio da UCAA (União Ciclísticas Amigos de Araguaína), que destacou o quanto a competição a cada ano está ganhando destaque e investimentos públicos que refletem no percurso e incentivam a chegada de novos atletas.

“Araguaína é o celeiro de um esporte que cresce a cada dia e nós termos uma competição desse nível é muito importante para o segmento. Tivemos a presença de dois campeões brasileiros na categoria Master. Além disso, nesse ano, os ciclistas receberam um chip, que tornou mais rápido e justo para todo mundo, isso tudo faz parte do diferencial desse evento”, informou Edilson Ribeiro, presidente da UCAA.

Durante o percurso, a cada oito quilômetros havia pontos de distribuição de água para os ciclistas recuperarem o fôlego. O evento também teve o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) e a Guarda Municipal de Araguaína.

Confira os demais colocados no 3º Desafio de Mountain Bike de Araguaína:

Open Masculino

1º Otávio Queiroz de Sousa

2º Maicon Douglas Pereira Dias

3º Joás Menezes Barbosa dos Reis

4º Vitor Firmino Branco

5º Lucas Conceição Figueira

Open Feminino

1º Jordana Rodrigues Marques

2º Joelma Stival Lopes

3º Wêslla Aguiar Batista

4º Veronica Santina Santos Correa

5º Paloma Aline Terris Dantas

Master A Masculino

1º Jovanir Ferreira da Silva Santos

2º Maikom Lima Silva

3º Cristiano Barbosa de Abreu

4º Fabricio Barcelos Jacinto

5º Glaicon Souza Oliveira

Master A – Feminino

1º Cleia Soares dos Santos

Master B – Masculino

1º Júnio César Souza Vieira

2º Jean Pereira Rodrigues

3º Walter Marquezan Filho

4º Ademir Ruas da Silva

5º Luzimar Dias dos Santos

Master B - Feminino

1º Lara Sousa Pereira

2º Hellen Valteires Silva de Paula

3º Solivan Sousa Barros

4º Francisca Alaecia Nunes Pereira

5º Aliciana Maria Pereira da Silva

O evento abriu a temporadas de praias do
A grande quantidade de subidas e descidas no trajeto foram um desafio a mais

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.