Projeto promoveu o envolvimento dos estudantes com as matérias de ciências da natureza.
Notícias do Tocantins – O Colégio Estadual Alfredo Nasser, de Porto Alegre do Tocantins, promoveu na última sexta-feira (29) a Feira de Ciências: BioBlitz - “A ciência no dia-a-dia”. O evento contou com a participação dos estudantes e visitantes da comunidade que tiveram a oportunidade de explorar, aprender e demonstrar conceitos científicos de maneira prática e envolvente.
Além disso, a feira buscou estimular o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipe, como também objetivou desenvolver o interesse pela ciência, e aprofundamento em temas científicos e sua aplicabilidade no cotidiano
“Este evento é uma oportunidade incrível para todos os alunos mostrarem suas ideias e projetos criativos. É um momento em que podemos explorar diferentes áreas do conhecimento, desde biologia e química até tecnologia e meio ambiente. A preparação para a feira foi uma experiência enriquecedora”, disse estudante Fábio Mateus.
A ação foi realizada com todos os estudantes da escola, cada uma das séries, desde o 6º ano do ensino fundamental, até a 3ª série do ensino médio, participaram da BioBlitz, abordando em cada turma temas diferentes, que retratavam assuntos como: A relevância das ações humanas no ambiente; conscientização sobre o descarte adequado de resíduos; complexidade do sistema solar, biodiversidade, a importância da reciclagem, práticas sustentáveis, projeto COMVIDA, saúde e qualidade de vida.
Além de realizarem experimentos elucidativos que permitiram uma compreensão prática desses conceitos fundamentais para a compreensão mais aprofundada da biologia, química, física e ciências. Segundo a professora de Ciências e Biologia, Karynne Vargas Melo, “a feira de ciências é um dia onde o conhecimento é aplicado e fortalecido por todos”.
O projeto, que promoveu o envolvimento dos estudantes com as matérias de ciências da natureza, também explorou uma diversidade de temas que refletem na qualidade do ensino e no estímulo à curiosidade científica dos alunos. As apresentações com os resultados dos trabalhos ocorreram de forma interativa por meio de stands, facilitando a troca efetiva de conhecimentos entre alunos e professores.