Você sabia?

Tenho uma dívida há mais de 5 anos: é verdade que não preciso mais pagá-la?

Saiba o que acontece quando uma pessoa possui uma dívida a longo prazo.

Por Redação 2.024
Comentários (0)

02/09/2020 11h47 - Atualizado há 3 anos
Veja o que acontece com uma dívida depois que ela atinge cinco anos de existência

Débitos vencidos em cartão de crédito, cheque especial e empréstimos acabam incluindo o CPF do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito SPC Serasa. As restrições se tornam verdadeiras barreiras para quem deseja solicitar o financiamento da casa própria ou de um veículo, por exemplo.

SPC e Serasa: Consumidor pode ficar negativado depois de 5 anos?

A resposta é não! Segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil, quando a dívida atinge cinco anos de existência, ocorre sua prescrição. A partir daí, o nome do cidadão não fica mais visível nas listas de restrições ao crédito.

Porém, ela continua existindo e sendo cobrada, mas por ações jurídicas. Dessa forma, prescrição não significa extinção de dívida, mas sim um prazo para que o credor ajuíze ação a cobrança contra o consumidor na Justiça.

Em alguns casos, a inadimplência pode prescrever crime. Assim, é importante estar atento quanto a essas questões e evitar ao máximo para que a situação não chegue neste nível. Lembrando que o nome só deixa de constar para a dívida que venceu dentro do prazo de cinco anos.

Caso o devedor tenha outros débitos com tempo menor de inadimplência, o cadastro negativo ainda estará visível.

Dicas para regularizar sua situação financeira

Há diversas maneiras de normalizar a vida financeira e viver sem muitas preocupações envolvendo o dinheiro. Uma delas é regularizar o fluxo da receita, para que assim seja traçada a estratégia ideal para quitar as dívidas e ter o nome limpo de uma vez por todas.

Especialistas recomendam separar 10% da renda com esse intuito e buscar o auxílio de serviços que oferecem apoio ao inadimplente. Como no caso da plataforma Serasa Limpa Nome, que dispõe de oportunidades exclusivas na quitação de dívidas com diversas empresas. Os descontos podem chegar até 90% do valor e, em alguns casos, as parcelas variam entre R$ 50 e R$ 100. A ação segue em vigor até o próximo dia 08 de setembro.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.