Ferramenta facilita processos dos pacientes cadastrados nos sistemas do hospital.
Notícias do Tocantins – Para gerar mais eficiência e qualidade do cuidado no Serviço de Atenção Especializada (SAE) e no Serviço Multidisciplinar de Dermatologia e Pneumologia (SMDP) no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), foi criado App Ambulatório Digital. A ferramenta facilitará o acompanhamento dos quase dois mil pacientes cadastrados nos sistemas do hospital e já está disponível na área de trabalho para utilização pelos colaboradores.
O aplicativo foi desenvolvido através de parceria da Unidade de Ambulatório (UAMB) com a Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico (DCDT) do HDT. A chefe da UAMB, Raquel Andrade, informou que idealizou essa ferramenta devido ao número crescente de pacientes acompanhados no ambulatório. Ela enfatizou que o objetivo do App é organizar o serviço, otimizar o acompanhamento de exames, de consultas, de medicação, de busca ativa de pacientes faltosos, além de informatizar os serviços de enfermagem, auxiliando na política de sustentabilidade da Ebserh, com a diminuição de impressões e do uso de cadernos físicos.
De acordo com Raquel Andrade, a ferramenta foi bem aceita pela equipe do ambulatório, que também contribuiu para o desenvolvimento do protótipo dessa ferramenta, do início ao fim. “O app é simples, fácil de manusear, e padroniza as informações que são inseridas nos serviços da Unidade de Ambulatório, principalmente para o acompanhamento de pacientes com Hepatites, Hanseníase, Tuberculose e Pessoa Vivendo com HIV (PVHIV)”, disse Raquel Andrade.
Por se tratar de uma aplicação web, é possível utilizar o app Ambulatório Digital em qualquer dispositivo, como desktop, notebook, smartphones ou tablets. Com ele é possível fazer todo o gerenciamento do serviço da Atenção Especializada, desde o cadastro de pacientes, monitoramento de prazos de retorno, histórico de acompanhamentos e pendências, até a integração com outros serviços, como o da Farmácia Ambulatorial, conforme informou o chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico (DCDT), Rossine Alves, responsável pelo trabalho de desenvolvimento da ferramenta.
“Os dados inseridos no App servirão para gerar a produção assistencial e o painel de indicadores de forma automatizada. Com essa ferramenta é possível elaborar fluxos automáticos para produzir conteúdo no formato necessário para inclusão de informações no aplicativo AGHU, por exemplo”, completou Rossine.
Para o enfermeiro Fabrício Arrais de Oliveira, o aplicativo é de fácil manuseio e nele os profissionais cadastrados têm acesso a todos os dados e informações dos pacientes, além de poder registrar os dados no próprio app. Ele explicou que, antes, o controle dos pacientes supervisionados no ambulatório era feito através de planilha impressa. “Vai otimizar o nosso serviço e melhorar a qualidade da informação registrada sobre o paciente”, disse Fabrício.
Utilidades do Ambulatório Digital no HDT-UFT:
Eliminar o lançamento de dados em múltiplas planilhas paralelas.
Unificar a base de dados dos pacientes entre os diversos tipos do acompanhamento na atenção especializada. Por exemplo: um paciente que faça o seguimento para tratamento de HIV/AIDS poderá facilmente ser localizado e incluído no seguimento para qualquer outro agravo atendido no serviço.
Automatizar a geração da produção assistencial, eliminando a necessidade de contabilização manual dos atendimentos.
Praticamente eliminar a necessidade de uso de papel para protocolos ou comunicação entre os serviços ligados à atenção especializada.
Facilitar a atuação dos profissionais, especialmente quando houver rotatividade na equipe.
Sobre a Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 42 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
O HDT-UFT é um dos 42 hospitais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).