Inovação

Hospital universitário de Araguaína cria aplicativo e facilita rotina de pacientes nos ambulatórios

Ferramenta facilita processos dos pacientes cadastrados nos sistemas do hospital.

Por Redação
Comentários (0)

05/06/2024 11h13 - Atualizado há 3 meses
Os dados inseridos no App servirão para gerar a produção assistencial

Notícias do Tocantins – Para gerar mais eficiência e qualidade do cuidado no Serviço de Atenção Especializada (SAE) e no Serviço Multidisciplinar de Dermatologia e Pneumologia (SMDP) no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), foi criado App Ambulatório Digital. A ferramenta facilitará o acompanhamento dos quase dois mil pacientes cadastrados nos sistemas do hospital e já está disponível na área de trabalho para utilização pelos colaboradores. 

O aplicativo foi desenvolvido através de parceria da Unidade de Ambulatório (UAMB) com a Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico (DCDT) do HDT. A chefe da UAMB, Raquel Andrade, informou que idealizou essa ferramenta devido ao número crescente de pacientes acompanhados no ambulatório. Ela enfatizou que o objetivo do App é organizar o serviço, otimizar o acompanhamento de exames, de consultas, de medicação, de busca ativa de pacientes faltosos, além de informatizar os serviços de enfermagem, auxiliando na política de sustentabilidade da Ebserh, com a diminuição de impressões e do uso de cadernos físicos.

De acordo com Raquel Andrade, a ferramenta foi bem aceita pela equipe do ambulatório, que também contribuiu para o desenvolvimento do protótipo dessa ferramenta, do início ao fim. “O app é simples, fácil de manusear, e padroniza as informações que são inseridas nos serviços da Unidade de Ambulatório, principalmente para o acompanhamento de pacientes com Hepatites, Hanseníase, Tuberculose e Pessoa Vivendo com HIV (PVHIV)”, disse Raquel Andrade.

Por se tratar de uma aplicação web, é possível utilizar o app Ambulatório Digital em qualquer dispositivo, como desktop, notebook, smartphones ou tablets. Com ele é possível fazer todo o gerenciamento do serviço da Atenção Especializada, desde o cadastro de pacientes, monitoramento de prazos de retorno, histórico de acompanhamentos e pendências, até a integração com outros serviços, como o da Farmácia Ambulatorial, conforme informou o chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico (DCDT), Rossine Alves, responsável pelo trabalho de desenvolvimento da ferramenta.

Os dados inseridos no App servirão para gerar a produção assistencial e o painel de indicadores de forma automatizada. Com essa ferramenta é possível elaborar fluxos automáticos para produzir conteúdo no formato necessário para inclusão de informações no aplicativo AGHU, por exemplo”, completou Rossine.

Para o enfermeiro Fabrício Arrais de Oliveira, o aplicativo é de fácil manuseio e nele os profissionais cadastrados têm acesso a todos os dados e informações dos pacientes, além de poder registrar os dados no próprio app. Ele explicou que, antes, o controle dos pacientes supervisionados no ambulatório era feito através de planilha impressa. “Vai otimizar o nosso serviço e melhorar a qualidade da informação registrada sobre o paciente”, disse Fabrício.

Utilidades do Ambulatório Digital no HDT-UFT:

Eliminar o lançamento de dados em múltiplas planilhas paralelas.

Unificar a base de dados dos pacientes entre os diversos tipos do acompanhamento na atenção especializada. Por exemplo: um paciente que faça o seguimento para tratamento de HIV/AIDS poderá facilmente ser localizado e incluído no seguimento para qualquer outro agravo atendido no serviço.

Automatizar a geração da produção assistencial, eliminando a necessidade de contabilização manual dos atendimentos.

Praticamente eliminar a necessidade de uso de papel para protocolos ou comunicação entre os serviços ligados à atenção especializada.

Facilitar a atuação dos profissionais, especialmente quando houver rotatividade na equipe.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 42 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

O HDT-UFT é um dos 42 hospitais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Aplicativo já está em funcionamento

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.