Niver!!!

Internada, menina de 6 anos ganha surpresa de aniversário no hospital universitário de Araguaína

Menina estava desanimada ao perceber que passaria seu aniversário no hospital.

Por Redação
Comentários (0)

18/06/2024 10h33 - Atualizado há 1 mês
Yzadora Cardoso, de 6 anos, está internada no HDT, em Araguaína.

Notícias de Araguaína - A pequena Yzadora Cardoso, de 6 anos, teve seu aniversário celebrado de maneira especial, apesar de estar hospitalizada há quatro dias no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh). Sua mãe, Fernanda Santiago, relata que a filha estava desanimada ao perceber que passaria seu aniversário no hospital. No entanto, a equipe assistencial do hospital surpreendeu a criança com um bolo e uma calorosa celebração.

A iniciativa ocorreu nesta segunda-feira (17/06), organizada pela equipe de enfermagem da Ala B, em colaboração com o serviço de nutrição. "Nossa prioridade é oferecer uma assistência humanizada aos pacientes em tratamento, para que se sintam acolhidos. Comemorar o aniversário deles durante a hospitalização é uma forma de proporcionar esse acolhimento. Contamos com o serviço de nutrição e dietética para tornar este momento possível e especial", explicou a enfermeira Sandra Vinhal.

A mãe da paciente fez questão de agradecer os cuidados com a filha e o atendimento recebido no hospital, e disse que quando ela receber a alta irá reunir a família e fará mais uma festinha para comemorar a vida da pequena.

Para a pedagoga Raimunda Mendes do Nascimento, que acompanha o processo escolar de Yzadora no hospital, o atendimento humanizado é essencial para crianças em ambientes hospitalares. "Esse tipo de atendimento cria uma atmosfera mais acolhedora, promovendo conforto emocional e reduzindo o trauma associado às experiências médicas. A pedagogia, em parceria com toda a equipe hospitalar, contribui significativamente para o bem-estar geral e a recuperação das crianças," afirmou.

"A celebração do aniversário de Yzadora no HDT-UFT exemplifica o compromisso da instituição em humanizar o atendimento e cuidar não apenas da saúde física, mas também do bem-estar emocional dos pacientes", conclui.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.