Bem-estar

Pandemia: Veja atividades para praticar em casa com ajuda do celular durante isolamento

Adaptar-se às mudanças causadas pela pandemia pode causar muitos sintomas indesejados.

Por Redação
Comentários (0)

10/08/2020 09h17 - Atualizado há 3 anos
Atividades são importantes para combater o estresse

A pandemia causada pelo novo coronavírus transformou a rotina de milhares de brasileiros, sendo a que maioria das cidades está em isolamento há mais de três meses. Com tudo isso, adaptar-se às mudanças pode causar muitos sintomas indesejados, como o estresse, a ansiedade e a angústia.

A psicóloga da Universidade de Gurupi (UnirG) e doutoranda em psicologia, Larissa Azevedo, afirma que excluir pequenos hábitos, como encontrar amigos e familiares, trocar abraços e beijos, visitar lugares que gosta requer um esforço psicológico muito grande.

“O ajuste dessa nova rotina pode sim afetar significativamente nossas emoções. Há pessoas que associam o isolamento ao tédio, ao ócio, o que pode contribuir com os comportamentos ansiosos, como comer em excesso, irritabilidade, sono excessivo, entre outros”, explica.

Com mais de 100 mil mortes causadas pela Covid-19 e mais de 3 milhões de casos confirmados, a pandemia no Brasil está longe de acabar. Com notícias nada animadoras, torna-se ainda mais difícil encontrar uma rotina que ajude a evitar os sintomas negativos causados pela quarentena.

Afinal, as emoções, de acordo com a psicóloga Larissa Azevedo, podem resultar em dores de cabeça, dores musculares, dores crônicas, falta de energia, improdutividade, insônia, alterações na libido, alterações no apetite e quedas de cabelo, por exemplo.

Por isso, adotar hábitos mais saudáveis é imprescindível, para evitar tais complicações.

Segundo os experts em vida saudável e bem-estar do GuiadeBemEstar, o ideal é você incluir pequenas mudanças diárias em sua rotina. Experimentar atividades que despertam bons sentimentos, como o relaxamento, e incluir alimentos menos calóricos e de fácil digestão nas refeições para que o sono se torne mais tranquilo e o corpo mais leve.

Investir em práticas relaxantes e que te ajudem a se desligar do mundo e conectar consigo mesmo, como meditação, pilates e yoga, é uma ótima estratégia. Além de beneficiar a saúde mental, podem te ajudar a lidar com os problemas e melhorar a capacidade de concentração. A boa notícia é que há uma infinidade de aplicativos de celular, disponíveis no sistema IOS e Android, que oferecem guias de como você pode começar a praticar estas atividades.

Para quem desejar iniciar a meditação o App 5 Minutos pode ser um bom aliado. A proposta é simples: ele faz você pausar o que estiver fazendo por apenas cinco minutos a fim de melhorar o seu humor. Isso é feito através de uma trilha sonora agradável e orientações que envolvem a correção da postura e da forma que respiramos.

Se você preferir o yoga, o Pocket Yoga pode te ajudar. Com um total de 27 aulas, ele permite que você pratique a atividade em qualquer lugar, no seu próprio ritmo, nível e horário.

O app denominado Pilates, também é uma ótima maneira de manter corpo e mente saudáveis. Ele possui imagens detalhadas dos seus inúmeros exercícios. Além disso, também é possível repetir as instruções por alguns segundos para memorizar e fazer com tranquilidade depois.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.