Conflitos agrários

Homem é acusado de matar agricultor com três tiros por causa de plantação de feijão

A namorada do criminoso também foi presa por porte ilegal de arma de fogo.

Por Redação 862
Comentários (0)

17/12/2021 08h03 - Atualizado há 2 anos
Armas apreendidas

Um homem de 48 anos, suspeito de matar com três tiros o agricultor Martiliano Avelino Dias, às margens de uma estrada de terra, foi preso na tarde desta quinta-feira (16/12) pela Polícia Civil, em Porto Nacional. A namorada do suspeito, uma mulher de 47 anos, também foi presa por porte ilegal de arma de fogo. 

Conforme as investigações da Polícia Civil, o crime teria ocorrido após uma discussão sobre uma plantação de feijão, fato ocorrido às margens de uma estrada de terra, no dia 29 de abril de 2018, na zona rural de Porto Nacional.

A ação que resultou na captura do homem foi realizada por policiais Civis da 7ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (7ª DEIC), de Porto Nacional, coordenados pelo delegado-chefe da unidade, Túlio Pereira Motta. .

O CRIME

O crime gerou muita repercussão na região dos municípios de Porto Nacional e Monte do Carmo, levantando a discussão acerca da prevenção de conflitos agrários, uma vez que, segundo o apurado durante as investigações, Martiliano teria sido morto após confrontar um grupo de pessoas que estaria destruindo sua plantação.

De acordo com a polícia, no momento em que falava com o suposto autor, Martiliano foi alvejado com três disparos de arma de fogo. Ele ainda tentou voltar para o seu veículo e buscar socorro, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e caiu, morrendo no local.

Logo após o homicídio, equipes da 7ª DEIC passaram a investigar o caso, sendo identificado o autor e pedido à Justiça a sua prisão. Porém, o homem não foi localizado e passou a ser considerado foragido da Justiça desde o ano de 2018.

LOCALIZAÇÃO DO ACUSADO

Há cerca de duas semanas, os investigadores tomaram conhecimento que o suspeito estaria nas imediações da região de Porto Nacional e que se deslocava constantemente em um veículo Fiat, Pálio, de cor vinho, entre os municípios de Brejinho de Nazaré e Ipueiras.

Desse modo, nesta quinta-feira (16), uma equipe da unidade especializada intensificou as buscas na região, localizando o automóvel com as mesmas características do que era utilizado pelo suspeito e que seguia de Fátima para Porto Nacional, através da TO-255.

PRISÃO

De imediato, os policiais interceptaram o veículo e reconheceram o foragido da Justiça, que dirigia o carro. Após buscas no interior do automóvel, os policiais encontraram embaixo do banco do passageiro, um revólver, calibre 38, com seis munições intactas, que o homem assumiu ser seu.

Também foi encontrado dentro do carro um sapato feminino, um revólver calibre 32, com seis munições não deflagradas, que o condutor do carro afirmou ser de sua namorada. Desse modo, o casal foi preso em flagrante por porte irregular de arma de fogo.

Conduzidos até a 11ª Central de Atendimento da Polícia Civil, de Porto Nacional, os dois foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Na ocasião, o delegado plantonista também deu cumprimento ao mandado de prisão em aberto que havia contra o indivíduo, pela morte do agricultor.

Após a realização dos procedimentos legais cabíveis, o suspeito foi encaminhado para a Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional, onde está à disposição da Justiça. A mulher pagou a fiança e responderá pelo delito de porte de arma de fogo em liberdade.

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.