Tocantins

Operação prende nove traficantes, incluindo casal que chefiava organização criminosa

Os trabalhos investigativos tiveram início há cerca de três meses.

Por Redação 1.888
Comentários (0)

03/12/2021 10h32 - Atualizado há 2 anos
Armas apreendidas na operação

Uma operação policial, denominada Luzivegas, desarticulou uma organização criminosa e prendeu nove pessoas pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse e comércio ilegal de arma de fogo, nesta sexta-feira (3/11), em Paraíso do Tocantins e no Distrito de Luzimangues.

Também foram realizadas diversas apreensões, como 10 Kg de maconha, 1 kg de Crack, 1,5 kg de cocaína de alta pureza, 4 kg de cocaína misturada, 27 comprimidos de ecstasy, além de nove armas de fogo de calibres diversos. Também foram apreendidos dois automóveis e duas motocicletas, provenientes do lucro do tráfico.

A ação teve início nas primeiras horas desta sexta, quando agentes de diversas forças de segurança saíram às ruas de Paraíso e Luzimangues para dar cumprimento a oito mandados de prisão preventiva contra os chefes e demais integrantes do grupo criminoso.

Na oportunidade, também foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em endereços pertencentes aos investigados, visando apreender entorpecentes e proveitos do crime.

Segundo o delegado do caso, Antonio Onofre Oliveira da Silva Filho, os suspeitos seriam responsáveis por integrar uma associação criminosa armada muito bem articulada e que agia há vários meses, comercializando entorpecentes no município do Vale do Araguaia.

As investigações

Os trabalhos investigativos tiveram início há cerca de três meses quando os investigadores da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas  (DEIC) de Paraíso começaram a monitorar as ações delituosas do bando.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso contava com a liderança de um casal, que residia em uma chácara no distrito Luzimangues, mas que atuava na cidade de Paraíso.

“O chefe do grupo é responsável por fornecer boa parte dos entorpecentes comercializados na cidade de Paraíso e região. Exercia liderança através de cadeia de comando, seus subordinados exerciam funções semelhantes às de uma empresa, com atribuições hierarquizadas, desde distribuição e armazenamento dos entorpecentes, vendedores do varejo, e até responsáveis pela arrecadação financeira dos valores obtidos com o tráfico de drogas”, ressalta o delegado.

 “Japão ou Coroa” como era vulgarmente chamado o líder da quadrilha, tem 41 anos e usava documentos falsos por ser foragido do Estado de Goiás, em razão de ter sido condenado pelos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.

O chefe da associação criminosa e sua companheira, de 27 anos, foram presos na chácara, e após a realização das providências legais cabíveis, recolhidos nas unidades prisionais da cidade de Palmas.

O restante do grupo foi preso em Paraíso do Tocantins, e encaminhados à Unidade Penal local, onde permanecem à disposição do Poder Judiciário.

Operação conjunta

Participaram da ação a 6ª Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (6ªDEIC), de Paraíso; 1ª DEIC de Palmas; Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE); Grupo de Operações com Cães (GOC), da Polícia Militar e policiais da 5ª Delegacia Regional de Paraíso.

Nove pessoas foram presas
Forças integrantes da operação Luzivegas
Vários tipos de drogas foram apreendidos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.