Dois Irmãos (TO)

Apenas 1 município do Vale do Araguaia implanta aterro sanitário e acaba com lixão no prazo legal

Prazo para acabar com lixões terminou no dia 2 de agosto de 2024.

Por Redação
Comentários (0)

05/08/2024 16h00 - Atualizado há 3 horas
Dois Irmãos foi o primeiro município da região do Vale do Araguaia a cumprir o prazo estabelecido na Lei de Saneamento Básico

Notícias do Tocantins - Na última sexta-feira (2), ocorreu a inauguração do aterro sanitário da pequena cidade de Dois Irmãos do Tocantins. O novo aterro é equipado com drenagem de chorume e tratamento, drenagem de água pluvial, drenagem de gases e um sistema de monitoramento integrado. Órgão ambiental responsável pela regulamentação, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) emitiu a Licença de Operação e acompanhou o início das atividades.

Conforme a coordenadora do escritório regional de Paraíso, Rute Carlos, Dois Irmãos do Tocantins é o único município do Vale do Araguaia que conseguiu cumprir o prazo final estabelecido pela Lei de Saneamento Básico, que determinou o fim dos lixões até 2 de agosto de 2024. O próximo passo do município inclui o cadastro e fortalecimento de catadores e associações, além da implantação da coleta seletiva para promover a reciclagem e a política de logística reversa.

"Atualmente, a área do aterro também recebe carcaças em valas com drenagem de chorume e gases direcionados para tratamento, utilizando cal. No entanto, um matadouro será instalado em breve, permitindo que essas carcaças sejam incineradas ou utilizadas em fábricas de ração. Em conformidade com a Lei 12.305/2010, o município criou um local ambientalmente adequado para a disposição dos resíduos", destacou Rute Carlos.

O escritório regional do Naturatins em Paraíso acompanha e cobra ações do município desde 2018. Em 2022, o projeto do aterro começou a ser instalado, que resultou no início das operações dentro do prazo. O monitoramento será realizado por meio de análises da qualidade da água subterrânea e do sistema de tratamento de efluentes.

A coordenadora destaca ainda a importância de os gestores seguirem a legislação, eliminarem os lixões e garantirem uma disposição ambientalmente adequada dos resíduos, o que garante a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida da população. “A sociedade também tem um papel crucial na garantia de um sistema adequado de tratamento de resíduos sólidos. Estamos à disposição para orientar e direcionar gestores no cumprimento das leis ambientais, assegurando que mais municípios possam alcançar resultados positivos como o de Dois Irmãos do Tocantins", finalizou.

Aterro sanitário de Dois Irmãos do Tocantins
Aterro possui estruturas para drenagem e monitoramento integradas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.