Aeroporto de Araguaína

Araguaína aguarda nova visita do GEIV para avançar no processo de homologação do aeroporto

Cerca de 40 árvores serão retiradas para atender o protocolo de segurança do Espaço Aéreo.

Por Redação
Comentários (0)

05/08/2024 10h42 - Atualizado há 6 horas
Araguaína avança mais uma etapa para a homologação do aeroporto

Notícias do Tocantins - Araguaína avança mais uma etapa para a homologação do aeroporto e recebimento de voos de aeronaves maiores. Ainda nesta semana, a prefeitura fará a retirada de cerca de 40 árvores nos setores Nova Araguaína, Bairro de Fátima e Xixebal, na área do entorno da pista de pousos e decolagens. 

Esta é mais uma das exigências de segurança do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), responsável por aferir, medir e analisar os equipamentos de auxílio à navegação aérea e procedimentos de tráfego aéreo para homologação.

Também nesta semana, a prefeitura aguarda mais uma vistoria do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), unidade ligada ao Decea, para avaliar a retirada das árvores.

“Já nos reunimos com os ministros de Portos e Aeroportos, do Turismo e das Comunicações para pedir celeridade na homologação do nosso aeroporto. O que é de nossa responsabilidade está sendo feito dentro do planejamento. Agora aguardamos as devidas autorizações para as companhias aéreas poderem incluir Araguaína em suas rotas”, diz o prefeito Wagner Rodrigues.

A prefeitura fará a compensação ambiental das árvores retiradas com o plantio de novas mudas nativas do Cerrado em outras regiões da cidade. Para cada espécie removida, três outras serão plantadas.

Busca ativa

No início de abril, Araguaína recebeu a primeira visita do GEIV para homologar as cartas de aproximação das duas cabeceiras do aeroporto.

No dia 22 de julho, em Palmas, o prefeito Wagner Rodrigues se reuniu com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e solicitou uma nova visita do GEIV para homologar a qualificação da pista e a instalação dos novos equipamentos de orientação e navegação dos aviões.

No dia 30 de julho no aeroporto de Araguaína, Wagner recebeu os ministros Celso Sabino, do Turismo, e Juscelino Filho, das Comunicações, e mais uma vez tratou do protocolo de homologação.

No início desse ano, em São Paulo, o prefeito se reuniu com diretores das companhias aéreas Gol e Azul para solicitar novos voos para Araguaína. Com a liberação do aeroporto por parte das autoridades federais, as duas empresas garantiram que vão operar na cidade ainda nesse segundo semestre. 

Etapas cumpridas

A Prefeitura de Araguaína já concluiu o sistema de drenagem da pista,  nivelamento de cabeceiras, a instalação do PAPI ( Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), e do EPTA, que é a estação de rádio necessária para a segurança da aviação civil.

As próximas fases das obras de modernização do aeroporto incluem a finalização dos projetos que contemplam as estruturas internas, mas que não interferem na operacionalização dos voos na cidade.

O aeroporto ainda terá um novo estacionamento, nova área para hangares, uma área de giro, além do reforço na pista, reestruturação e ampliação do terminal de passageiros para mais de 2 mil metros quadrados e reforma da seção contra incêndio.

A Avenida Dionísio Farias, principal via de acesso ao aeroporto, também será duplicada.

Prefeitura aguarda mais uma vistoria do GEIV

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.