Vicinais

Araguaína chega a 340 km de estradas recuperadas na zona rural com compactação resistente

Mais de 10 assentamentos e povoados estão sendo beneficiados com obras.

Por Redação
Comentários (0)

28/09/2022 11h00 - Atualizado há 1 ano
Atualmente, as equipes estão nos projetos de Assentamento Manoel Alves, Brejão e Chaparral 2

A Prefeitura de Araguaína vem realizando várias obras de manutenção de estradas rurais do município, incluindo a revitalização das vias e implantação de pontes de concretos e bueiros tubulares. Quase 340 km de vicinais foram recuperadas neste período de estiagem, que iniciou em maio.

A melhoria é realizada pela Secretaria da Infraestrutura, por meio do Programa Máquinas na Estrada, que prevê cascalhamento com compactação e construção de bueiros. Essa intensificação do serviço tem objetivo de manter a trafegabilidade nas vicinais para garantir o acesso dos moradores e o escoamento dos alimentos da agricultura familiar.

“Tudo o que a zona rural de Araguaína produz a cidade consome. Então, esse trabalho traz economia para o produtor rural, que agora faz o transporte mais rápido e gasta menos com manutenção. Com isso, o morador da cidade recebe um alimento mais fresco, com mais qualidade”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.  

Atualmente, as equipes estão em três pontos. Há recuperação dos últimos 8 km de estradas na região conhecida como Três Marquinhos, que fica dentro PA Manoel Alves, e também nos 10 km restantes no PA Brejão. Já no PA Chaparral 2 faltam apenas 3 km para conclusão do serviço.  

Serviço de qualidade

De acordo com o engenheiro da Infraestrutura Adolfo Santana, o encascalhamento aplicado nas estradas promove melhor qualidade para a sustentação dos serviços realizados. “Promove maior durabilidade. Traz benefícios no período chuvoso, melhorando o escoamento da água e evitando a formação de lama, e também nos períodos secos, reduzindo a poeira que sobe para o ar”.

O objetivo da Prefeitura é levar esse serviço para todas as estradas rurais dentro dos limites municipais, inclusive as rodovias estaduais sem asfalto, como a TO-421, que liga a BR-153 ao Povoado Água Amarela. Atualmente as obras estão na estrada vicinal do Assentamento Brejão, onde já foi recuperado 18 dos 28 km da via, e após esse trecho as equipes irão entrar na área que é de responsabilidade do Governo do Estado.

Há recuperação também dos últimos 8 km de estradas na região conhecida como Três Marquinhos, que fica dentro PA Manoel Alves, e no PA Chaparral 2 faltam apenas 3 km para conclusão do serviço.

Balanço

Foram atendidas as regiões dos PA (Projetos Assentamentos) Chaparral 2 (2 km), Brejão (18 km), Manoel Alves (50 km), Três Riachos (22 km), Rio Preto (44 km), Coruja (31 km) e Mirindiba (13 km), os povoados Garimpinho (121 km) e Gurguéia (20 km) e a Vicinal Dona Madalena (17 km).

Pontes de qualidade

Outro trabalho realizado na zona rural é a implantação de 31 pontes de concreto, substituindo as estruturas de madeira, por meio do Programa Travessia. Neste ano, já foram entregues unidades no PA Araguaminas, mais conhecido como Caju Manso, também no Povoado Coco Salviano sobre o Rio Lontra e no Povoado Gurguéia sobre o Ribeirão Gurguéia.

Dentre os outros locais beneficiados estão PA Levinha, Estrada Waldemar Carrilho, PA Rio Preto, Povoado Garimpinho, PA Caracol, PA Coruja, PA Três Riachos, PA Paraíso e Distrito Agroindustrial de Araguaína (DAIARA).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.