CMPC

Araguaína empossa 13 membros no recém-criado Conselho de Política Cultural; confira nomes

CMPC foi criado pela Lei Complementar nº 163, de 07 de dezembro de 2023.

Por Redação 572
Comentários (0)

18/04/2024 11h22 - Atualizado há 1 mês
O CMPC é composto por seis membros da sociedade civil

Notícias do Tocantins – O araguainense Madian Braga é compositor há 40 anos e agora, representando a classe musical, ele faz parte dos novos 13 membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). De forma democrática e participativa, o órgão tem o objetivo de fortalecer a relação entre a Administração Municipal e os interesses da sociedade civil ligada à cultura.

Madian é considerado um dos primeiros compositores da cidade e contou que, além do amor pela música, está motivado com o atual cenário vivenciado pela classe. “Minha relação com a música se confunde com a história da cidade. Nasci aqui, passei um tempo fora para gravar meu primeiro disco e retornei quando o sistema de rádio estava iniciando. Com esse Conselho estou muito animado, principalmente pelo incentivo público que a classe está recebendo”, disse Madian.

Os membros do Conselho foram oficialmente empossados nesta quinta-feira (17/4). Além do músico, outros cinco membros da sociedade civil fazem parte do órgão representando os segmentos de literatura, artes cênicas e audiovisual, artesanato, artes plásticas e visuais, patrimônio histórico e memória, cultura popular e ciclos culturais. O CMPC ainda é formado por seis representantes do poder público, além do presidente.

O secretário do Esporte, Cultura e Lazer, Edson Gallo, está à frente da gestão do Conselho e reafirmou o quanto o trabalho exercido em conjunto no órgão será fundamental para estruturar as ações e políticas culturais da cidade.

“Os conselheiros que aqui assumem seus cargos foram eleitos pela própria comunidade artística, representando suas vozes, suas aspirações e suas necessidades. Além disso, outros foram indicados também pelo poder público, garantindo uma apresentação equilibrada e abrangente”, declarou.

Funções do Conselho

Segundo a Lei Municipal nº 2.197, o CMPC possui a função de formular e aprovar os planos de cultura baseados nas diretrizes estabelecidas nas Conferências Municipais de Cultura; analisar e aprovar as orientações dos Fundos Municipais de Cultura; monitorar a utilização dos recursos provenientes de transferências entre os diferentes níveis governamentais; sugerir políticas para financiar e estimular as atividades culturais na cidade, entre outras demandas.

Mais espaços artísticos

Para compor a tribuna, durante a cerimônia de posse, o prefeito Wagner Rodrigues foi um dos convidados presentes. Ele reforçou o compromisso da gestão em criar mais espaços para promover os eventos artísticos.

“Precisamos ampliar e estamos trabalhando para isso. Queremos, até o mês que vem, entregar o Espaço Cultural, que vai atender os interesses da classe. Depois vem o Centro de Convenções que dará o mesmo suporte para realização de oficinas. Além disso, o senador Eduardo Gomes anunciou para mim ontem, que o recurso para a revitalização do Parque das Águas será empenhado neste mês”, assegurou Wagner.

O CMPC é composto por 13 membros, todos com um suplente designado, com exceção do presidente, somando 25 pessoas nomeadas.

Os membros do Conselho foram oficialmente empossados
O prefeito Wagner Rodrigues foi um dos convidados do evento
Madian Braga é um dos novos 13 membros do Conselho Municipal de Política Cultural.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.