Trabalho Seguro

Católica de Araguaína recebe ministro do TST e desembargadores para evento com 800 vagas gratuitas

O evento acontecerá no salão de eventos da Católica Orione nos dias 10 e 11 de outubro.

Por Redação 1.639
Comentários (0)

07/10/2019 06h55 - Atualizado há 4 anos
Faculdade Católica Dom Orione

A Católica Orione, em parceria com o Foro Trabalhista de Araguaína, sediará o evento ‘Trabalho Seguro: Diálogos e Reflexões’, nos dias 10 e 11 de outubro.

A atividade integra a pauta de diretrizes do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, que tem como objetivo contribuir para a diminuição do número de acidentes do trabalho registrados no Brasil por meio da articulação entre instituições públicas federais, estaduais e municipais e a sociedade civil. 

O evento acontecerá no salão de eventos da Católica Orione e adotará a temática ‘Violências no trabalho: enfrentamento e superação’, escolhida pelo Programa Trabalho Seguro para orientar todas as ações do biênio 2018-2020.

As atividades do dia 10 de outubro são direcionadas para professores, alunos e egressos dos cursos de direito e psicologia da Católica Orione. O intuito é conscientizar toda a sociedade sobre a importância de combater práticas que ocorrem no ambiente de trabalho e que podem resultar em problemas físicos e psíquicos ao trabalhador.

O evento contará ainda com a presença do ministro João Batista Brito Pereira, presidente do Tribunal Superior do Trabalho. Participarão também o padre Eduardo Seccatto Caliman, diretor geral da Católica Orione; desembargadora presidente do TRT10, Maria Regina Machado Guimarães; desembargador vice-presidente do TRT10 e coordenador regional do Programa Trabalho Seguro, Brasilino Santos Ramos; procuradora do Ministério Público do Trabalho, Cecília Amália Cunha Santos; juíza diretora do Foro Trabalhista de Araguaína e coordenadora no Tocantins do Programa Trabalho Seguro, Sandra Nara Bernardo Silva, juíza titular da 13ª Vara do Trabalho de Brasília e coordenadora nacional do Programa Trabalho Seguro, Ana Beatriz do Amaral Cid Ornelas; coordenador do curso de direito da FACDO, Daniel Cervantes Angulo Vilarinho; coordenador do curso de psicologia da FACDO, Lucas Delfino Araújo.

Segundo a gestora regional do programa no TRT-10, juíza Ana Beatriz Cid Ornelas, a violência no trabalho é capaz de provocar mortes e adoecimentos. O excesso de trabalho, os métodos de gestão baseados apenas na produtividade, as metas inatingíveis, com prazos exíguos, a solidão e o medo geram sofrimento psíquico e degradam a qualidade de vida dos trabalhadores. “Por isso, deve-se identificar e buscar formas de enfrentamento”, ressaltou.

Para ela, o trabalho não pode ser um mecanismo de exploração, violência e adoecimento. “O trabalho deve se mostrar como um importante recurso para a humanidade, correspondente à melhora na saúde e à autorrealização e refletir, diretamente, no alcance de uma sociedade justa, madura, fraterna e civilizada”, pontuou a gestora.

Já a gestora regional do Programa no Tocantins e diretora do Foro de Araguaína, juíza Sandra Nara Bernardo, a atividade é fundamental para comunidade local. “O Trabalho Seguro é sempre importante porque trata da proteção da saúde e da preservação da vida humana. O seminário na cidade de Araguaína reveste-se de singular significado pelo enfoque na saúde mental, no enfrentamento do sofrimento e sua superação, principalmente, para a categoria dos professores que, na atualidade, está sujeita a pressões de toda ordem, recaindo sob sua responsabilidade o futuro da nação”, comentou.

PÚBLICO: “Trabalho Seguro: Diálogos e Reflexões” é um evento destinado a professores da rede particular e pública da região – categoria mais propensa a sofrer violência no trabalho.

Também podem participar estudantes, professores e egressos dos cursos de psicologia e de direito da Católica Orione com inscrições gratuitas, pelo site da Católica Orione.

PROGRAMAÇÃO: O TRT/10 e a Católica Orione realizarão no próximo dia 10 de outubro de 2019, o Seminário “Violência no Trabalho: Enfrentamento e Superação”, com início previsto para às 18h no Salão de Eventos em suas dependências com a seguinte programação:

18h: Credenciamento
18h30: Programação Musical - Luana Damasceno

19h: Abertura

Composição de mesa:
Pe. Eduardo Seccatto Caliman - Diretor Geral da Católica Orione
Ministro Presidente do TST Brito Pereira
Desembargadora Presidente do TRT10 Maria Regina Machado Guimarães
Desembargador Vice-Presidente do TRT10 e Coordenador Regional do Programa Trabalho Seguro Brasilino Santos Ramos
Procuradora do Ministério Público do Trabalho Cecília Amália Cunha Santos
Juíza Diretora do Foro Trabalhista de Araguaína e Coordenadora no Tocantins do Programa Trabalho Seguro Sandra Nara Bernardo Silva
Juíza Titular da 13ª Vara do Trabalho de Brasília e Coordenadora Nacional do Programa Trabalho Seguro Ana Beatriz do Amaral Cid Ornelas
Coordenador do Curso de Direito da Católica Orione, Daniel Cervantes Angulo Vilarinho
Coordenador do Curso de Psicologia da Católica Orione, Lucas Delfino Araújo

20h: Palestra - “Formas de Violência no Trabalho, possibilidades e seu correto enfrentamento” - Palestrante: Profa. Lilian Ghizoni - Mediadora: Profa. Lillian Fonseca Fernandes.
21h: Palestra - “Técnicas Aplicadas de Mindfulness” - Palestrante: Prof. Fabricio Cavalcante - Mediador: Prof. Gilson Gomes Coelho.

Serão disponibilizadas 800 vagas gratuitas e exclusivas para alunos e egressos da Católica Orione.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.