Conscientização Sanitária

Cerca de 500 empresas devem participar de evento sobre lixo hospitalar em Araguaína

O evento discutirá leis e destinação correta desses resíduos.

Por Redação
Comentários (0)

16/05/2019 10h04 - Atualizado há 4 anos
Foram convidados representantes de empresas que geram algum resíduo de serviço de saúde em Araguaína

O 1º Seminário Municipal de Conscientização Sanitária e Ambiental deve contar com a presença de 500 empresas que geram algum resíduo de serviço de saúde em Araguaína, como farmácias, clínicas e hospitais. O evento será realizado na próxima segunda-feira, 20 de maio, às 16 horas, no auditório do Unitpac.

De acordo com o superintendente de Meio Ambiente, Orialle Barbosa, o seminário terá palestras de técnicos ambientais e da Vigilância Sanitária Municipal. “O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde é um dos documentos que compõem o licenciamento ambiental e alvará sanitário. Nós vamos explicar suas normas técnicas e como elas devem ser aplicadas”, explica.

Após a apresentação, que deve durar duas horas, o espaço será aberto para dúvidas e sugestões dos participantes. Além da saúde, outras áreas que geram resíduos tóxicos, contaminados e passíveis de logística reversa serão abordados em outras datas. Dentre eles: Oficinas e Autopeças, Produtos Agropecuários e ainda a Agenda 21.
 
Os seminários fazem parte do Programa Araguaína + Ambiente, que incentiva boas práticas que podem melhorar a qualidade de vida da população, por meio da conscientização sobre o papel ativo na sustentabilidade, usando atividades educativas.,

Abrindo espaço para os profissionais

Antes da realização dos eventos, a Prefeitura está convocando os profissionais que trabalham no licenciamento ambiental e empresas responsável por serviços recolhimento dos resíduos, de cada área, para uma reunião.
 
Na oportunidade, são discutidas as demandas para melhoria dos serviços oferecidos às empresas e aprimoramento dos protocolos de licenciamentos. O debate sobre os resíduos de serviços de saúde foi no último dia 7.
 
Licenciamento Ambiental

O Licenciamento Ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental autoriza a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais. São avaliadas as empresas consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.
 
Em Araguaína, o licenciamento é obtido junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada à Avenida José de Brito, n° 728, no Setor Anhanguera. Para obter mais informações sobre o licenciamento ambiental, basta acessar o site da Prefeitura de Araguaína (www.araguaina.to.gov.br ) e clicar no menu Licenciamento Ambiental, localizado no canto superior direito.

(Marcelo Martin)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.