Atendimento

HRA encontra vaga para adolescente após denúncia; UPA nega falha no atendimento

Garoto tem 17 anos e está com suspeita de AVC.

Por Joselita Matos 795
Comentários (0)

09/07/2021 12h24 - Atualizado há 2 anos
Direção da UPA disse que transferência do jovem foi aceita pelo HRA

O pedido de transferência do adolescente Gabriel Felipe Sousa Assunção, de 17 anos, da UPA para o Hospital Regional de Araguaína (HRA), foi aceito no final da manhã desta sexta-feira (9) após o caso ser denunciado pelo AF Notícias.

Momentos antes, a própria Secretaria Estadual da Saúde havia confirmado que o HRA estava superlotado, sem vagas na Sala Vermelha, e que a direção já havia solicitado vaga para o jovem no Hospital Geral de Palmas (HGP).

Contudo, o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), responsável pela gestão da UPA de Araguaína, informou que o paciente será transferido para o HRA ainda nesta sexta. "O pedido de transferência foi aceito no final desta manhã", afirmou.

Segundo familiares do adolescente, Gabriel deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na terça-feira (6) com suspeita de AVC. Já a direção da unidade diz ter sido na quarta-feira, dia 7, às 22h45, e que ele foi avaliado pelo médico, fez exames de rotina, medicado e ficou em observação.

Ainda segundo o ISAC, "na madrugada do dia 8 foi feito um pedido de encaminhamento para o HDT – Hospital de Doenças Tropicais. No mesmo dia 8 foi feito outro pedido para o HRA – Hospital Regional de Araguaína. Ambos foram negados”. Ressaltou que os dois pedidos foram feitos menos de 24 horas após a entrada do paciente na unidade.

O instituto disse ainda que "o paciente recebeu o atendimento necessário por parte dos médicos e recebendo as medicações para tratar os sintomas aparentes".

O tio do rapaz, Higor Alves de Sousa, reclamou da assistência prestada na UPA. “Só ontem a noite fizeram o pedido de transferência para o HRA sendo que ele está internado aqui desde terça-feira. O menino está largado, sem medicação, sem nada. Ele acorda e fala que a cabeça está doendo muito, e volta a dormir. A visão dele está afetada. Está com suspeita de aneurisma, de AVC, corre o risco de morrer", desabafou o tio.

NOTA UPA - TRANSFERÊNCIA PACIENTE

"O ISAC - Instituto Saúde e Cidadania, responsável pela gestão da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, informa que o paciente citado na reportagem será transferido para o HRA – Hospital Regional de Araguaína nesta sexta, dia 9.

O pedido de transferência foi aceito no final desta manhã. 

O paciente deu entrada na unidade na quarta-feira, dia 7, às 22h45.

Ele foi avaliado pelo médico, fez exames de rotina, foi medicado e ficou em observação.

Já na madrugada do dia 8 foi feito um pedido de encaminhamento para o HDT – Hospital de Doenças Tropicais. No mesmo dia 8 foi feito outro pedido para o HRA – Hospital Regional de Araguaína. Ambos foram negados.

Os dois pedidos de transferência foram feitos menos de 24 horas desde a entrada do paciente a unidade.

A UPA esclarece que, exames de alta complexidade, como a tomografia, só podem ser feitos em unidade de saúde de alta complexidade, como hospitais. A UPA não tem autonomia para solicitar este tipo de exame.

O ISAC reforça que, durante este período, o paciente recebeu o atendimento necessário por parte dos médicos e recebendo as medicações para tratar os sintomas aparentes."

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.