Araguaína

Estação de esgoto na Avenida Filadélfia será desativada após conclusão da ETE Lontra

Estação de tratamento está utilizando tecnologia holandesa.

Por Redação 730
Comentários (0)

16/02/2022 09h13 - Atualizado há 2 anos
A obra da ETE Lontra teve início em março de 2021, tem previsão para ser finalizada em dezembro deste ano

A obra da nova Estação de Tratamento de Esgoto Lontra  (ETE ), localizada próximo ao Setor Barra da Grota, está em quase 50% concluída. Já foram feitas a terraplanagem, a superestrutura da concretagem dos principais tanques responsáveis pela área de tratamento, as fundações dos edifícios, como a subestação, a casa de sopradores e o sistema de lodo, além da implantação da laje do tratamento preliminar.

A nova unidade terá a capacidade de tratar 396 litros de esgoto por segundo e vai beneficiar mais de 196 mil moradores. Após a conclusão, a ETE do Córrego Neblina será desativada gradativamente, por estar em um local inadequado, e tem capacidade para atender apenas 70 mil pessoas. 

“A estação de esgoto atual está localizada em uma área central, o que não é recomendável, pois causa transtornos às áreas circunvizinhas devido ao mau cheiro. Além da capacidade de tratamento estar no limite, o que impede a expansão da rede coletora de esgoto para a cidade. Com essa nova ETE vamos conseguir realizar o tratamento integral de todas as residências’’, afirmou a secretária do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Fernanda Ribeiro.

Inovação e mais qualidade de vida

Araguaína será o primeiro município das regiões Norte e Nordeste do País a utilizar no tratamento de esgoto a tecnologia holandesa Nereda, que permite eliminar problemas de odores, além de atuar de forma sustentável, natural, sem o uso de produtos químicos, usando a biomassa como fonte de energia.

“A obra está avançando e estamos certos de que, com a adoção dessa tecnologia em Araguaína, tanto a empresa quanto a cidade dão um salto importante em inovação. Com esse sistema sustentável de tratamento, reforçamos nosso compromisso com as práticas ambientais, sociais e de governança para desenvolvimento das regiões onde atuamos”, informou o gerente de Operações Tocantins e Pará da BRK Ambiental, José Manoel Alves Júnior.

Mais sobre a obra

A construção da ETE Lontra e toda sua estrutura conta com um investimento total de R$ 105 milhões. A obra teve início em março de 2021 e no local trabalham cerca de 200 profissionais diuturnamente, de segunda a sábado.

Após a conclusão das edificações e a montagem dos sistemas eletromecânicos, a nova estação de tratamento tem previsão para ser finalizada em dezembro deste ano e operar no segundo trimestre de 2023.

A ETE está sendo construída em uma área de mais de 87 mil metros quadrados

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.