Improbidade administrativa

Ex-prefeito e esposa podem ser multados em mais de R$ 1,6 milhão por nepotismo

Gestor nomeou a esposa sem ter qualificação técnica para o cargo.

Por Redação 2.508
Comentários (0)

13/10/2021 15h24 - Atualizado há 2 anos
Mizô Alencar é ex-prefeito de Filadélfia

A Promotoria de Justiça de Filadélfia ajuizou na última segunda-feira (11) uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Filadélfia, Ivanilzo Gonçalves de Alencar, o Mizô Alencar, e sua esposa, a ex-secretária municipal de Assistência Social, Marindalva Bento Alencar. 

Conforme relatado na ação, em 2017, o então prefeito nomeou a esposa como secretária de Assistência Social, o que configura prática de nepotismo. O promotor de Justiça Pedro Jainer Passos Clarindo da Silva destaca o fato de que Marindalva não tinha qualificação para o cargo, tendo em vista que sua instrução se limita ao ensino médio.

O promotor de Justiça cita ainda que em 2019 foi expedida recomendação ao prefeito para que exonerasse a secretária do cargo mencionado, o que não foi acatado pelo gestor, sob a justificativa de que Marindalva possuía experiência na pasta da assistência social, visto que exerceu o cargo de Secretária de Assistência Social nos três mandatos anteriores em que foi prefeito. Pedro Jainer alega que “a justificativa apresentada pelo gestor não convence e nem pode prosperar, pois uma improbidade não pode convalescer outra”. 

Para o promotor Pedro Jainer, a conduta do ex-prefeito, além de favorecer a corrupção, menosprezou a Constituição Federal no que concerne à obediência aos princípios que regem a Administração Pública, notadamente os da moralidade administrativa, impessoalidade, igualdade e eficiência. “O ex-prefeito manteve sua esposa no referido cargo público, única e exclusivamente em virtude da relação pessoal. Em razão disso, busca-se a responsabilização do agente ímprobo por meio da ação civil pública”.

Diante disso, a ação requer o bloqueio dos bens do ex-prefeito e da ex-secretária para garantir o pagamento de multa civil no valor de R$ 1.650.000,00.

Também pede a condenação de Ivanilzo e Marindalva pela prática de ato de improbidade administrativa, a suspensão dos direitos políticos, o pagamento de multa e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos.

Nepotismo

O nepotismo no âmbito da Administração Pública consiste na nomeação de parentes para o exercício de cargos ou funções que não exigem concurso público para provimento. Trata-se de uma conduta ilícita consubstanciada na forte influência do vínculo familiar como motivação do ato administrativo de nomeação.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.