Cidades

HDT-UFT de Araguaína disponibiliza rede Wi-Fi para acesso gratuito à internet

O novo serviço contempla a comunidade acadêmica, colaboradores, pacientes e acompanhantes.

Por Redação
Comentários (0)

28/01/2019 16h18 - Atualizado há 1 ano
Acesso está disponível para servidores, pacientes e visitantes

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) passou a disponibilizar desde a semana passada a Rede Wi-Fi para acesso gratuito à internet de celulares, tablets ou notebooks.

Segundo o HDT, o novo serviço contempla a comunidade acadêmica, colaboradores, pacientes e acompanhantes, visando a democracia dos direitos dos cidadãos ao acesso à rede, para informações a sítios de educação, cultura, lazer, a órgãos públicos e serviços em geral de conhecimento e cultura.

O projeto foi viabilizado por meio da parceria entre a Gerencia de Ensino e Pesquisa (GEP) e do Setor de Gestão da Informação e Informática (SGII), e contou com o apoio da Superintendência. O chefe do SGII, Marcelo Renato do Carmo Pereira Filho explica que este tipo de Wi-Fi apresenta mais robustez, segurança, escalabilidade, controle de banda (por rede, aplicação ou usuário), visibilidade de tráfego, rastreamento de usuários, dentre outros.

“Todo o acesso é realizado de acordo com a política de uso de internet do hospital. No momento da conexão, o usuário deve concordar com os Termos de Uso de Acesso à Internet Wi-Fi. O acesso só é liberado quando a autenticação é realizada. Isso significa que o usuário está de pleno acordo com as condições, tendo capacidade legal para se responsabilizar pelas obrigações assumidas. O conteúdo está liberado as redes sociais para maior interação com usuários”, esclareceu o analista de sistemas.

Clique aqui para leitura do termo de uso de acesso à rede sem fio do HDT-UFT.

Passo a passo para a utilização da rede wireless do HDT-UFT

Serão disponibilizadas duas redes de acordo com o perfil do usuário:

1-    Para o acesso dos empregados e residentes:    

a.    Conectar-se à rede “HDT-EMPREGADOS/RESIDENTES”, digitar a senha: “ebserh@uft”. Essa senha será necessária apenas no primeiro acesso.

b.    O sistema de autenticação irá requisitar o seu usuário e senha para a utilização da rede, que deverá ser o mesmo utilizado para o acesso aos computadores.

OBS: não é necessário digitar a parte do domínio no campo de usuário “@ebserh.gov.br”.

2-    Para o acesso dos pacientes e visitantes:

a.    Os pacientes deverão ser encaminhados à recepção, a fim de que realizem um simples cadastro para a utilização da rede.

b.    Após o cadastro, os pacientes e visitantes deverão se conectar à rede “HDT-PACIENTES/VISITANTES” e informar seu CPF e senha que será gerada no momento do cadastro.

Saiba mais

A solução wireless proposta atende aos principais requisitos de segurança padronizados, garantindo níveis de confiabilidade e disponibilidade na transmissão dos dados via rádio compatíveis com os padrões de indústria. Confira outras vantagens a seguir:

•    Flexibilidade: dentro da área de cobertura, uma determinada estação pode se comunicar sem nenhuma restrição. Além disso, permite que a rede alcance lugares onde os fios não poderiam chegar.

•    Facilidade: a instalação pode ser rápida, evitando a passagem de cabos através de paredes, canaletas e forros, portanto uso mais eficiente do espaço físico.

•    Redução do custo agregado: mesmo mais dispendiosa que uma rede cabeada, estão agregadas vantagens como: melhor utilização dos investimentos em tecnologias existentes como laptops, rede de dados e voz, aplicativos, agilidade nas respostas aos clientes.

•    As redes wireless minimizam os custos associados à instalação de cabos e à realização de obras emergenciais, com vantagens claras para a manutenção da infraestrutura e gestão dos recursos de rede, que tornam-se muito mais simples;

•    Facilidade de instalação, portabilidade e escalabilidade;

•    Implementação rápida e simples em comparação com a ampliação do quantitativo dos pontos fixos existentes, que demanda um projeto de engenharia e a execução de uma obra de infraestrutura de cabeamento estruturado.

(Daianni Parreira)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2020 AF Notícias. Todos os direitos reservados.