1º de janeiro

Importante via comercial de Araguaína terá obras de drenagem e nivelamento da pista

O asfalto é desnivelado e gera muitos transtornos.

Por Redação 1.992
Comentários (0)

25/04/2022 13h22 - Atualizado há 1 ano
Objetivo é reduzir o volume de água que desce no sentido Praça das Bandeiras

A Prefeitura de Araguaína vai iniciar no final deste mês obras que vão aumentar o escoamento da água das chuvas e corrigir o nivelamento do asfalto na Avenida Primeiro de Janeiro, umas das principais vias comerciais da cidade.

O trecho em obras, de 700 metros, ficará entre a Avenida Castelo Branco, no Centro, e a Rua Muricizal, no Bairro São João. As equipes estão orientando os comerciantes e moradores dessa região sobre interdições e recomendações sobre carga e descarga.

Para a atendente Joicy Santiago, 23 anos, que trabalha em um comércio de guaraná na Avenida Castelo Branco, as melhorias vão evitar prejuízos para clientes e funcionários da região. “Quando chove forte, a enxurrada derruba as motos aqui na frente e as carrega até a esquina. Eu preciso chamar os meninos do lado para buscar. O único jeito disso não acontecer é com obras, porque não se pode colocar a moto na calçada”.

No comércio onde trabalha Joel de Sousa, 50 anos, a calçada precisou ser erguida em relação ao nível do asfalto da Avenida Primeiro de Janeiro. “A água vinha parar dentro da loja e a gente corria com os rodinhos para jogar a água para fora”. Já a comerciante Ana Paula Trigueiro, 43, tem problemas com as poças de água. “Como o asfalto é desnivelado, quando os carros passam jogam a água suja para dentro da loja”.

Planejamento

As obras serão realizadas em três etapas, iniciadas consecutivamente, e têm previsão para conclusão em quatro meses. A primeira etapa é na quadra da Avenida Castelo Branco, entre a Rua Treze de Maio e a Avenida Primeiro de Janeiro. A segunda etapa é nas quatro quadras da Primeiro de Janeiro localizadas entre a Castelo Branco e a Rua Voluntários da Pátria. Já a terceira etapa é no trecho da quadra da Primeiro de Janeiro, que fica entre as ruas Voluntários da Pátria e Muricizal.

Enquanto houver a execução das obras, cada trecho terá acesso livre para pedestres pelas calçadas e as vias bloqueadas para veículos. O transporte de cargas deverá ser informado previamente à ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) para estabelecimento de rotas em dias e horários cabíveis para a atividade, por meio dos telefones 3411 7111 e 3412 7535.
 
A nova tubulação mais que dobrará a capacidade de drenagem na região. “Toda a água de chuva de mais de 20 quadras se concentra no sistema de drenagem superficial e profunda dessas 6 quadras que receberão as obras. Onde hoje há tubos de 800 mm passará a ter 1500 mm”, afirmou o gerente técnico de Supervisão e Acompanhamento de Obras da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP), Cid Forghieri.

Com a ampliação, o sistema terá mais pontos de captação. “O projeto prevê ainda instalar novas bocas de lobo duplas e poços de visitas”, explicou o gerente técnico. A água pluvial captada continuará sendo lançada no Córrego Lava-Pé.

Águas de Araguaína

A obra na Avenida Primeiro de Janeiro faz parte do Projeto Águas de Araguaína, que é executado com recurso de financiamento obtido junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF).

Fazem parte do projeto a construção da Via Norte, que ligará o Centro da cidade a 14 bairros, e ainda uma série de obras nos bairros, a criação de bacias de detenção da água das chuvas, e a implantação de vários pontos de área verde, totalizando um investimento de mais de R$ 350 milhões.

Os moradores podem tirar dúvidas sobre as obras do Município por meio do telefone da Ouvidoria 0800 649 220, e-mail: contato@ouvidoria.araguaina.to.gov.br ou diretamente no órgão, que fica na Rua 25 de Dezembro, nº 265, no Centro.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.