Workshop

Moradores conhecem plano de emergência em caso de rompimento da Usina Corujão, em Araguaína

Nas próximas semanas, placas serão instaladas em regiões ribeirinhas.

Por Redação
Comentários (0)

16/09/2022 14h05 - Atualizado há 1 ano
Quase 20 moradores ribeirinhos do Bairro JK conheceram o plano nesta quarta-feira, 14

Moradores de Araguaína receberam um workshop sobre a segurança da Usina Corujão nesta semana. As apresentações realizadas pela Enel Green Power em parceria com a Defesa Civil do Município fazem parte do cumprimento à nova legislação de segurança das barragens.

O objetivo foi apresentar os conceitos do PAE (Plano de Ação de Emergência) e mostrar transparência às famílias que moram às margens do Rio Lontra, após a barragem da Usina Corujão.

Na tarde de quarta-feira (14), quase 20 moradores ribeirinhos do Bairro JK conheceram o plano em reunião na Paróquia São José Operário. Maria Creusa da Silva, 60 anos, contou que a família vive às margens do Rio Lontra desde que nasceu e que agora se sente mais segura. “Eu vou valorizar mais essa tecnologia e os órgãos, porque são muito competentes para ensinar. Foi uma ótima reunião”, disse.

Além dessa, outras duas reuniões foram realizadas nesta semana, com moradores do Setor Nova Araguaína, na Creche Nossa Senhora da Natividade, e com moradores da região do Unitpac, no auditório da instituição de ensino superior.

Mapeamento

Em parceria com a prefeitura, a Enel Green Power fez o mapeamento da região e da ocupação urbana nas áreas localizadas na zona de autossalvamento em um raio de 3 km da usina. Nas próximas semanas, as placas serão instaladas nas regiões ribeirinhas nos bairros Nova Araguaína, Araguaia, JK, nas áreas de chácaras da Vila Azul, e nas regiões do Unitpac, Laticínio Santa Fé, estação de tratamento de esgoto da BRK, Hotel Pacífico e Vila Frimar.

“É fundamental que as pessoas saibam que a usina é segura e que todas essas ações fazem parte de protocolos obrigatórios de segurança. Por isso, depois de instalada a sinalização, faremos um treinamento com moradores e funcionários destas regiões. É importante lembrar que na situação real, as sirenes irão tocar no primeiro sinal de instabilidade da barragem para que os moradores possam sair do local em segurança”, afirmou o secretário da Defesa Civil em Araguaína, Ricardo Isaias.

PAE

O PAE é desenvolvido pela Enel Green Power para adequar a usina à Lei nº 14.066, de 2020, que alterou a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010). A elaboração do plano já passou por cadastro da população e propriedades, definição de pontos seguros e rotas de fuga, articulação com o Poder Público, e atualmente estão sendo executadas ações previstas no Plano de Comunicação.

“A companhia monitora suas barragens 24h por dia, sete dias na semana, utilizando sistemas remotos, com transmissão em tempo real. Além disso, técnicos realizam inspeções periódicas nas estruturas de nossas hidrelétricas. A usina Corujão segue este padrão de segurança. A implementação do PAE vem agregar ações preventivas, com o intuito de manter a população orientada e engajada”, explicou a gerente de segurança de barragens e infraestrutura civil da companhia, Juliana Martins.

Quase 20 moradores ribeirinhos do Bairro JK conheceram o plano nesta quarta-feira, 14

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.