Crime ambiental

Pés de eucalipto famosos por revoada de periquitos em Bielândia são derrubados pela prefeitura

Milhares de periquitos faziam festa no local nos finais de tarde.

Por Joselita Matos | Conteúdo AF Notícias 1.761
Comentários (0)

17/12/2022 11h05 - Atualizado há 1 ano
Periquitos voando assustados com a derrubada dos eucaliptos.

Os pés de eucalipto do povoado de Bielândia, município de Filadélfia (TO), que ficaram famosos por servirem de abrigo e local de repouso para milhares de periquitos foram derrubados. As aves apresentavam um verdadeiro espetáculo no céu sempre nos finais de tarde, encantando moradores e viajantes.

A revoada de periquitos ficou tão famosa que foi destaque em reportagem do programa Globo Repórter, exibido em nível nacional.

Os pés de eucalipto ficavam no trevo do povoado, às margens da rodovia TO-222, mas foram derrubados pela prefeitura do município para a construção de uma praça pública. O prefeito do município é Davi Bento.

Um vídeo gravado por moradores mostra o momento em que as árvores são derrubadas enquanto milhares de peritos sobrevoam o local, assustados e fazendo uma espécie de protesto contra o crime ambiental que estava sendo praticado naquele momento.  

VEJA:

O local era motivo de alegria para os moradores do pequeno povoado, que se enchiam de orgulho quando falavam do espetáculo apresentado pelos periquitos todos os dias.

A derrubada das árvores revoltou os moradores, pois elas já faziam parte da história e cultura do povoado. 

Dava pra ter seguido o projeto sem a derrubada das árvores, assim como fez a Prefeitura de Araguaína que preservou um pé de pequi que ficou no meio da rua”, desabafou um morador.

NOTA DA PREFEITURA DE FILADÉLFIA

A Prefeitura de Filadélfia vem esclarecer alguns questionamentos sobre a ação do corte de eucaliptos no distrito de Bielândia. A medida foi efetuada depois de muito estudo e análise, devido à construção da praça de Bieândia, que será no mesmo local onde as árvores permaneciam.

O corte foi necessário pois as árvores apresentavam danos na base de seu tronco, comprometendo a estabilidade da mesma, com risco de queda. Além disso, havia o risco de queda de galhos secos (que ocorrem durante todo o ano). Com a finalização da praça, o ambiente terá um grande fluxo de usuários e veículos, temendo que algo pior aconteça, a medida foi tomada prezando pela segurança de todos.

É importante ressaltar que acidentes causados por quedas de eucaliptos já causaram até morte em outras cidades. Não existe nenhuma determinação legal que obribue manter uma árvore, seja qual for, caso seu estado coloque em risco segurança de bens e pessoas.Existe uma proteção do meio ambiente em relação à poda e a supressão de forma indiscriminada de árvores que deve ser respeitada, somente se ela não acarreta nenhum dano à população.

Como medida compensatória, a Prefeitura de Filadélfia realizará o plantio de novas árvores e palmeiras com vocação paisagística no perímetro da praça.
 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.