Operação

PF apura superfaturamento de até 400% na compra de medicamentos na saúde de Araguaína

A operação está sendo realizada juntamente com técnicos da CGU.

Por Redação 2.563
Comentários (0)

27/06/2019 08h11 - Atualizado há 5 anos
PF na prefeitura de Araguaína

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (27) a Operação 'Dose para Leão', cujo objetivo é apurar suspeitas de superfaturamento e desperdício de insumos médico-hospitalares e odontológicos na Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína.

Conforme a PF, mais de 50 policiais federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Araguaína, nas cidades de Palmas, Araguaína, Goiânia e Aparecida de Goiânia.

A investigação teve início após denúncia sobre irregularidades ocorridas no Centro Logístico da Prefeitura de Araguaína.

A falta de controle nas compras de insumos e medicamentos geraram perdas por vencimento dos prazos de validade de diversos produtos, somando-se a isso a aquisição desnecessária de diversos itens com baixa rotatividade.

Dentre as irregularidades, foi constatado o superfaturamento em diversos itens adquiridos pela Secretaria, chegando a mais de 400% em alguns casos.

Em outros casos, os produtos eram adquiridos por preços inexequíveis, ou seja, abaixo do preço de custo, o que gera suspeitas sobre a utilização do artifício denominado 'jogo de planilha'.

A operação contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), que também auxiliará na análise técnica de parte do material apreendido.

O nome da Operação remete à necessidade de doses exageradas de medicamentos para que possam produzir os efeitos desejados, fazendo analogia à aquisição em excesso de alguns insumos.

O QUE DIZ A PREFEITURA

"A Procuradoria de Araguaína informa que o Município está tranquilo em relação à operação da Polícia Federal, realizada na manhã desta quinta-feira, 27. Informa ainda que a Secretaria da Saúde e Departamento de Licitação do Município colocaram à disposição da investigação todos os documentos solicitados.

Esclarece também que os valores investigados, de supostos desvios de R$ 95 mil, é o objeto da investigação, sendo determinado inclusive pelo juiz responsável pelo caso que "as medidas devem ser cumpridas com as cautelas necessárias empregando-se meios moderados e evitando-se repercussões sociais ou interpretações dissociadas do objeto"; o que não ocorreu. 

Enaltece ainda que os processos foram realizados obedecendo rigorosamente aos princípios da legalidade e publicidade, como será provado ao final desta investigação".

A operação contou com o apoio da CGU
Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão
Diversos itens foram superfaturados
Operação Dose para Leão
A operação conta com mais de 50 policiais federais
PF na Secretaria Municipal de Saúde
Mandados também estão sendo cumpridos em outras cidades
CGU auxiliará na análise técnica

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.