Exoneração

Prefeito de Fátima exonera irmã do cargo de assessora especial após ser notificado pelo MPTO

Gestor acatou recomendação da 5ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional.

Por Conteúdo AF Notícias 1.055
Comentários (0)

12/08/2024 11h07 - Atualizado há 1 dia
Prefeito deve ainda adotar medidas para evitar a prática de nepotismo

Notícias do Tocantins – Após recomendação do Ministério Público do Tocantins (MPTO), o prefeito de Fátima, José Antônio Santos Andrade, exonerou a irmã do cargo de assessora especial em razão da configuração de nepotismo.

Conforme o Diário Oficial do Município, Hadryana Cristina Santos Andrade (irmã do prefeito) havia sido contratada no dia 03 de junho deste ano com salário de R$ 2.520,00.

Já o decreto de exoneração foi assinado e publicado no dia 31 de julho de 2024.

Na recomendação, a Promotora de Justiça Thaís Cairo Souza Lopes, da 5ª Promotoria de Porto Nacional, havia dado prazo máximo de 10 dias uteis para a exoneração da irmã do prefeito.

A promotora também recomendou que o gestor adote medidas para evitar a nomeação de parentes de outras autoridades e agentes políticos e servidores comissionados, nos termos de entendimento consolidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e também na jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO).

Considerando que a nomeação de parente em linha colateral da própria autoridade nomeante para ocupar o cargo em comissão constitui ato de improbidade administrativa que viola os preceitos da CF88 e os deveres da honestidade, imparcialidade e de legalidade incumbidos aos gestores públicos. Resolve instaurar Procedimento Preparatório de Inquérito Civil Público com o escopo de amealhar indícios complementares de autoria e materialidade de eventuais atos dolosos de improbidade administrativa (Lei n. 8.249/1992)”, diz o documento do MPTO.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.