Escola

Prefeitura de Araguaína anuncia retorno gradativo na educação com aulas semipresenciais

As primeiras turmas vão retornar na segunda-feira (12), começando pela zona rural.

Por Redação 1.097
Comentários (0)

09/04/2021 14h36 - Atualizado há 4 semanas
As aulas serão oferecidas pelo sistema semipresencial, com turmas divididas entre dois grupos

A Prefeitura de Araguaína anunciou nesta sexta-feira (9), o retorno gradativo das aulas no sistema semipresencial na Rede Municipal de Ensino, que terá início na próxima segunda-feira (12). O retorno foi definido após um estudo referente ao nível de contaminação por covid-19 entre estudantes e funcionários da Educação, que apontou um índice de 0,5% entre os alunos durante o período de aulas presenciais.

As primeiras escolas a receber os estudantes presencialmente serão as escolas e creches da zona rural, que somam 13 unidades com 458 alunos matriculados e atualmente não possuem casos ativos de covid-19. As aulas serão oferecidas pelo sistema semipresencial, com turmas divididas entre dois grupos que revezarão semanalmente entre o ensino presencial e atividades realizadas em casa.

De acordo com a secretária da educação de Araguaína, Elizângela Moura, a decisão pelo retorno das aulas semipresenciais também segue a recomendação dos órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público Estadual, e ocorrerá de forma escalonada.

“Após o retorno das unidades da zona rural, seguiremos com o retorno das outras unidades onde as turmas de cada ano escolar também retornarão de forma gradual. A cada semana faremos o retorno de um ou dois anos escolares com previsão de retorno de toda a rede até o final do mês, tendo como base o monitoramento diário de casos em cada unidade”, explicou a secretária.

Evasão escolar

Após a suspensão das aulas presenciais devido a situação de pandemia da covid-19, a Secretaria da Educação de Araguaína identificou um crescimento no índice de evasão escolar entre os estudantes. De acordo com o último levantamento da secretaria, quase 2.500 alunos deixaram de ser matriculados para o ano letivo que teve início no mês de fevereiro.

Outra preocupação do município é em relação ao atraso na devolução das atividades feitas em casa, de acordo com a Secretaria da Educação, cerca de 30% dos estudantes não têm realizado as atividades propostas ou não chegaram a retirar o material didático na unidade escolar, o que também é considerado evasão escolar. O levantamento resultou na recomendação do Ministério Público Estadual para o retorno das aulas no sistema semipresencial.

Acompanhamentos dos casos

Durante a última reunião realizada esta semana com a equipe da Secretaria da Educação de Araguaína, o prefeito Wagner Rodrigues falou sobre a importância do acompanhamento diário de casos de covid-19 dentro da Rede Municipal de Ensino e dos protocolos de segurança adotados.  

“Precisamos garantir que as crianças tenham acesso à educação e é importante destacar que além do índice de 0,5% de contaminação entre os estudantes durante o período de aulas presenciais, nenhuma criança de Araguaína precisou de internação em uma UTI pediátrica. Por isso, estamos planejando um retorno responsável e gradativo, analisando diariamente a situação de cada unidade escolar”, disse o prefeito Wagner Rodrigues.  

Protocolos de segurança

Para garantir a segurança dos servidores da Educação e estudantes da rede municipal, a Prefeitura de Araguaína adotou protocolos próprios que vão desde o distanciamento de 1,5 m entre as carteiras, divisão das turmas em grupos menores, uso de máscaras e desinfecção do transporte escolar, até a implementação de medidas específicas para o preparo da merenda escolar com uso de equipamentos de proteção individual e forma de servir o alimento aos alunos, mantendo o distanciamento e higienização das mãos e talheres antes do contato com a comida.

Mesmo com o retorno, alguns grupos de servidores da Educação que se enquadram em grupos de risco não retornarão a trabalhar de forma presencial, como o caso das gestantes, que continuarão trabalhando de forma remota.

(Ascom)

Retorno com medidas rígidas de segurança

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2021 AF Notícias. Todos os direitos reservados.