'Natal de Rua'

Refeição, panetone, calçados e música para 80 pessoas que vivem nas ruas de Araguaína

Ação faz parte do projeto 'Natal de Rua' e atendeu 80 pessoas.

Por Redação
Comentários (0)

20/12/2021 14h58 - Atualizado há 2 anos
A ação aconteceu em 8 pontos da cidade

Pessoas em situação de rua em Araguaína receberam, na noite da última sexta-feira (17), uma atenção especial em comemoração do Natal. Uma equipe da Secretaria da Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), esteve em 8 pontos da cidade levando música, interação, kit com refeição, calçados, panetone e um cartão natalino. Ação faz parte do projeto 'Natal de Rua' e atendeu 80 pessoas.

O indígena amazonense Michael Oliveira dos Santos, de 37 anos, agradeceu pela ação solidária. “Isso ajuda demais. Nem sempre a gente tem um local para dar apoio, dar roupa e comida”, afirmou. Além do local, a equipe também passou pela Praça das Bandeiras, Mercado Municipal, trevo do Entroncamento, margens da BR-153, Bairro JK e região da Feirinha.

A coordenadora do CREAS, Dayana Chrys, ressalta que o projeto resultou do trabalho realizado com este público e das experiências vivenciadas entre a equipe e seus usuários. “O Natal de Rua tem como tema “Gestos que Mudam o Mundo” e busca fortalecer vínculos de afetividade entre usuários, Poder Público e equipe técnica de acompanhamento além de fortalecer a dignidade e autoestima das pessoas em situação de rua”.

Diretora da Proteção Social Especial, Jocélia Alves, explicou que a ação surgiu a partir do comprometimento dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que  mobilizaram esforços para fazer a diferença na vida deste público, agindo na base da promoção de ações que atuem no combate à exclusão social.

“A função desse projeto é de garantir o que preconiza o SUAS e a atual Política Nacional da População em Situação de Rua, que foi instituída através do Decreto nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009, no que diz respeito às garantias e os direitos socioassistenciais voltados a indivíduos e famílias que vivenciam o processo de exclusão social por meio da utilização das ruas como espaço de sobrevivência”, concluiu.
 
Ações nas ruas

A Prefeitura de Araguaína vem realizando diversas ações para atender as pessoas em situação de rua, como o programa Consultório na Rua. De forma itinerante, uma equipe multiprofissional percorre a cidade atendendo pessoas em situação de rua com serviços de saúde básica e fazendo encaminhamento dessas pessoas às unidades.

Também realiza o Programa Banho Solidário, no quiosque localizado na Praça das Bandeiras, onde já foram mais de 12 mil atendimentos, com fornecimento de banhos, kits de higiene, roupas, tolhas limpas e refeição com a entrega de marmitas.

Outro serviço gratuito para as pessoas em situação de rua é o tratamento contra dependência química, realizado no CAPS-AD 3 (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas) e no Centro Municipal de Tratamento de Dependentes Químicos.

Eventos

Além do projeto Natal de Rua, neste ano outros dois eventos foram promovidos para atendimento do púbico. O Dia D, em 30 de novembro, contou com ações do Programa Banho Solidário e teve ainda corte de cabelo, um momento de oração e a presença dos profissionais do Consultório na Rua. O evento marcou o encerramento da campanha solidária que arrecadou mais de 100 kg de roupas, sapatos, cobertores e toalhas.
 
A Prefeitura de Araguaína também promoveu, no dia 3 de dezembro, uma audiência pública sobre a política social voltada para atendimento às pessoas em situação de rua. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação, ouviu a comunidade com sugestões para a elaboração de novas ações para essas pessoas.

O projeto resultou do trabalho realizado com este público e das experiências vivenciadas entre a equipe e seus usuários

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.