Saúde pública

ATM cita exemplo de Araguaína e diz que os municípios também podem ser referência em saúde

HMA foi eleito como o 22º melhor hospital público do Brasil.

Por Redação
Comentários (0)

10/11/2022 10h47 - Atualizado há 1 ano
Premiação realizada em Brasília.

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Talismã, Diogo Borges, parabeniza o município de Araguaína, na pessoa do prefeito Wagner Rodrigues, pela conquista de premiação nacional inédita que avalia a qualidade da rede pública municipal de saúde do Brasil, ocorrida nesta última terça-feira, 08, em Brasília (DF). 

Na avaliação do presidente da ATM, a premiação concedida ao Hospital Municipal Dr. Eduardo Medrado comprova cada vez mais que os Municípios também podem ser referências em saúde pública especializada. “Há cada vez mais uma preocupação dos gestores municipais em ampliar os recursos humanos e tecnológicos da saúde pública nos Municípios, para que os atendimentos fiquem cada vez mais especializados e próximos de quem precisa”, disse. 

PREMIAÇÃO

A premiação trata-se da elaboração de ranking que avalia os “Melhores Hospitais Públicos do Brasil”, ao reconhecer as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) mais eficientes, bem como aquelas mais avaliadas pelos usuários, por ofertar qualidade e segurança aos pacientes. A premiação inédita foi realizada pelo Ibross (Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde). 

Segundo informou a Prefeitura de Araguaína, dentre os 40 hospitais avaliados no ranking, o Hospital Municipal Dr. Eduardo Medrado ficou em 22º lugar, na mesma colocação que outras duas instituições de São Paulo (SP): Hospital Estadual Sapopemba e Hospital Geral do Grajaú.

A premiação tem a parceria da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Instituto Ética Saúde (IES) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e reconheceu os hospitais públicos que possuem atendimento 100% financiado pelo SUS. As instituições premiadas possuem diferentes formatos de gestão e estão localizadas em 11 estados do país.

HOSPITAL MUNICIPAL DE ARAGUAÍNA

De acordo com a Prefeitura de Araguaína, o hospital conta com uma equipe de 350 profissionais é referência e especializado em pediatria, nessa área oferece serviços de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cirurgias cardíacas pediátricas e de alta complexidade. Conta ainda com dois centros cirúrgicos, dez leitos de UTI, sete leitos de isolamento e 62 leitos de enfermaria.

Além disso, realiza uma série de exames especializados e realizou mais de 290 cirurgias, cerca de duas mil internações e mais de 30 mil exames. No período de 2019 até novembro deste ano, foram realizadas 160 cirurgias cardíacas pediátricas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.