Boletim

Vendedora e jovem de 22 anos testam positivo para covid-19 em Araguaína; 9º caso na cidade

Com as novas confirmações, a cidade tem nove casos, desses cinco já estão recuperados.

Por Redação 7.048
Comentários (0)

24/04/2020 08h02 - Atualizado há 4 anos
Dos 30 leitos disponíveis para pacientes com coronavírus, dois estão ocupados

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou, na noite desta quinta-feira (23), mais dois casos positivos de covid-19 em Araguaína, sendo uma mulher de 39 anos, representante de vendas, e um homem, de 22 anos, que trabalha com telecomunicações.

Os dois casos deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) apresentando sintomas leves e estão em isolamento domiciliar.

Na última terça-feira (21), outro jovem, de 24 anos, que trabalha como técnico de telecomunicações foi diagnosticado com covid-19 e está em isolamento domiciliar. 

NÚMEROS DE ARAGUAÍNA

Agora a cidade está com nove casos, desses cinco já estão recuperados, e dos 30 leitos disponíveis, dois seguem ocupados. Um deles, foi ocupado também nesta quinta por um caminhoneiro, de 52 anos, de Novo Hamburgo (RS). Ele também deu entrada na UPA, segue como suspeito da doença e está internado no Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFT) com sintomas moderados, aguardando o resultado do exame.

Para o prefeito Ronaldo Dimas, o aumento no número de casos mostra que toda a população precisa redobrar os cuidados para que não seja necessária a ampliação de restrições. “Por enquanto, não há motivo para alarmismo, já que dois leitos hospitalares estão ocupados”.

NÚMEROS DO TOCANTINS

Nesta quinta foram confirmados seis casos no Tocantins: Palmas, Araguaína e um caso de residente do Mato Grosso.

Desta forma, o Estado agora contabiliza 43 casos confirmados da covid-19, nas cidades de Palmas (28), Araguaína (09), Cariri do Tocantins (01), Gurupi (01), Dianópolis (01), Paraíso do Tocantins (01), Sítio Novo (01) e Tocantinópolis (01).

Atualmente, o Tocantins apresenta 02 óbitos, 15 pacientes recuperados e dispensados do isolamento, 24 ainda em isolamento domiciliar e 02 internados (01 na rede pública e 01 rede privada).

OS NOVOS CASOS EM ARAGUAÍNA

A representante de vendas que testou positivo deu entrada na UPA apresentando febre, tosse seca e falta de ar. O trabalhador em telecomunicação apresentou apenas tosse seca. Nos dois atendimentos, foram coletadas amostras de swab dos pacientes e enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), que deu diagnósticos positivos.

O caminhoneiro apresentou tosse seca, dor no corpo, falta de paladar, calafrios e febre há sete dias. Foi coletada amostra de swab e enviada ao Lacen.

MUTIRÃO COM CAMINHONEIROS

A Secretaria Municipal da Saúde e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão fazendo um mutirão de atendimento aos caminhoneiros que passam pela cidade atravessando a BR-153, nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24, das 14 às 18 horas, no posto local da PRF.

Esses motoristas fazem parte do público-alvo da segunda etapa da Campanha Nacional contra a Gripe e serão imunizados, além de acesso às consultas médicas e ao teste rápido e coleta de swab para coronavírus.

CAPACIDADE HOSPITALAR

Atualmente, Araguaína tem 30 leitos exclusivos e preparados para atender os casos graves e moderados de covid-19. Mais 10 leitos devem estar preparados para atendimentos aos pacientes com covid-19, já para o dia 1º de maio no Hospital Dom Orione. O Município continua trabalhando para alcançar a meta de 50 leitos.
 
MEDIDAS RESTRITIVAS

As medidas restritivas seguem em todo o comércio e atendimentos em geral. Restaurantes, lanchonetes e academias são considerados estabelecimentos com maior possibilidade de transmissão do vírus e têm medidas mais restritivas. Estas atividades serão suspensas se a ocupação dos leitos chegar a 30% na cidade.

Para as demais atividades do comércio, poderão funcionar até que 50% dos leitos destinados aos pacientes com covid-19 ou quando o número de casos confirmados de doentes seja cinco vezes o número de leitos disponíveis.

USO DE MÁSCARAS

Desde o dia 17, o uso de máscaras em todos os locais públicos de Araguaína, inclusive no comércio, é obrigatório. Somente não são considerados ambientes públicos ou de livre acesso as residências, e locais públicos e privados onde somente uma pessoa utilize ou trabalhe.

Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Araguaína.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.