Pais precisam sair no horário de trabalho para buscar os filhos na creche.
Notícias do Tocantins - Após o pré-candidato a prefeito de Araguaína, Jorge Frederico (Republicanos), mostrar a dificuldade enfrentada por pais de crianças devido à falta de creches em tempo integral, e prometer resolver esse problema, caso seja eleito, o grupo de Wagner Rodrigues entrou em campo e escalou, inclusive, a primeira-dama para falar sobre o assunto.
De fato, atualmente, pais e mães são obrigados a sair no horário de trabalho para buscar os filhos na creche, seja às 11 horas pela manhã, ou às 17h, antes do final do expediente de muitos trabalhadores. Um problema gravíssimo para quem precisa garantir o sustento da família.
Esse problema começou na gestão do ex-prefeito Ronaldo Dimas, em meio a uma pressão do Ministério Público pela ampliação do número de vagas nas creches. Na época, como num passe de mágica, a gestão cortou pela metade o horário integral e, assim, dobrou o número de vagas. Um método nada pedagógico, mas foi a “solução” mais rápida encontrada naquele momento.
Desde então, muitas famílias carentes precisam tomar uma difícil decisão: trabalhar ou cuidar dos filhos. De lá pra cá, tivemos avanços, é claro, com a abertura de novas creches, mas é grande a demanda. Agora, com o processo eleitoral, Jorge Frederico trouxe o debate à tona novamente. Em seguida, o prefeito Wagner abordou o assunto e assumiu compromissos para uma eventual reeleição.
De concreto até agora, a população tem apenas a promessa de ambos os lados de que esse problema será efetivamente solucionado, não como no passe de mágica de outrora, mas com a ampliação das creches existentes e construção de novas para atender a demanda da cidade, o que ainda levará tempo!