Sem noção!

Homem entra montado a cavalo em famoso bar de Araguaína e vídeo gera polêmica

Animal ficou estressado com gritaria e música ao vivo.

Por Joselita Matos 10.477
Comentários (0)

17/08/2021 09h27 - Atualizado há 2 anos
Cena foi gravada pelos clientes do bar

Um vídeo em que um homem aparece montado a cavalo dentro de um famoso bar localizado na Marginal Neblina, em Araguaína, durante a noite, tem gerado polêmica e indignação nas redes sociais.

O estabelecimento estava repleto de clientes e com apresentação de música ao vivo, quando o homem aparece montado no animal e ainda carregando uma criança. Com o barulho e a agitação do local, o cavalo fica visivelmente nervoso.

Segundo internautas, o flagrante teria sido feito neste fim de semana e as imagens viralizaram na internet nesta segunda-feira (16/8), chegando até a Associação Protetora dos Animais de Araguaína (APAA), que publicou o vídeo em suas redes juntamente com uma nota de repúdio, afirmando que isso configura maus tratos contra o animal.

 “Um episódio grotesco de maus tratos de animais ocorrido nesse final de semana”, afirma a entidade. “O cliente adentrou o ambiente montado em um cavalo de grande porte, no meio de gritarias, bebedeiras e som alto, onde se nota claramente o estresse do pobre animal, em um lugar totalmente inadequado para o mesmo”, acrescentou.

A associação também questiona a responsabilidade civil do dono do bar e faz alguns questionamentos: “E se o animal machuca alguém? O que não era improvável, o ser inocente seria levado a sacrifício por ter sido agressivo? Quem seria o responsável?”.

Para a associação, a atitude representa “uma afronta aos preceitos constitucionais que tutelam os animais, visto o disposto no artigo 225, VII da Constituição Federal, que além de proteger a fauna e a flora também veda atos de crueldade”.

Tal comportamento é de caráter perverso, inconstitucional e traz um grande retrocesso para a proteção dos animais, que são seres sencientes e merecem ter a sua integridade e direitos respeitados”, declara a associação na nota.

Veja o vídeo:

Vídeo

Denúncia no MPTO

A advogada Maria de Jesus Holanda Gomes, que faz parte da assessoria jurídica da associação, informou ao portal AF Notícias que a APAA vai apresentar denúncia na 12ª Promotoria de Justiça, em Araguaína, pedindo a identificação e responsabilização dos culpados. 

No caso, o cavaleiro, acredito que é a priori, e também para ver com o dono do estabelecimento se esse cavalo entrou à revelia ou foi com o consentimento dele?”, explicou a advogada.

A reportagem não conseguiu contato com o dono do estabelecimento. O espaço segue aberto.

O que diz a Prefeitura?

Procurada para comentar o caso, a Prefeitura de Araguaína informou que a Fiscalização Integrada notificará o bar quanto à exposição do cavalo ao som alto, que caracteriza maus-tratos, e ainda quanto ao perigo gerado com a entrada do animal de grande porte entre as pessoas em um ambiente fechado e com pouco espaço.

A prefeitura disse ainda que a população deve denunciar maus-tratos a animais pelo número 190 da Polícia Militar ou pelos telefones da fiscalização municipal: (63) 3411-5640, 99949-5394 e 99972-6133.

Como denunciar?

Neste caso, qualquer pessoa pode registrar Boletim de Ocorrência na Polícia Civil comunicando o possível crime de maus tratos contra o animal. Após esse procedimento, o caso seria encaminhado à Delegacia Especializada de Repressão às Infrações de Menor Potencial Ofensivo (DEIMPO) para investigação e adoção dos procedimentos cabíveis.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.