Educação

Xambioá conquista prêmio nacional em educação com projeto que reúne alunos, pais e professores

Município disputou na frente Gestão Escolar e foi o vencedor entre as 20 cidades brasileiras.

Por Redação 562
Comentários (0)

07/07/2023 11h24 - Atualizado há 9 meses
Ana Lúcia Fernandes Moura (ao centro) recebeu prêmio destinado a Xambioá por melhores práticas

As ações educacionais implementadas em Xambioá novamente ganharam destaque em evento nacional. Na última quarta-feira (5), a Secretaria Municipal de Educação recebeu o prêmio de melhoras práticas executadas em 2022 do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE). A entrega foi feita durante o Encontro Impacto Positivo da Educação, no Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia, em São Paulo (SP).

Na premiação, o município de Xambioá alcançou o primeiro lugar na frente Gestão Escolar entre as 20 cidades brasileiras que disputaram o prêmio. Segundo a secretária municipal de Educação, Ana Lúcia Fernandes Moura, a cidade se fortalece com a conquista, a terceira já obtida do PVE. A gestora da pasta destaca como case que contribuiu para Xambioá vencer o prêmio o processo seletivo realizado pela Escola Municipal Francisco Oliveira para escolher o nome da biblioteca da unidade.

O trabalho envolveu alunos, pais e professores com o intuito de gerar o senso de pertencimento e estimular ainda mais o hábito pela leitura. “O incentivo à leitura é o carro-chefe das nossas ações porque acreditamos que ler é essencial para o aprendizado dos alunos e para o crescimento das escolas. Recebermos o prêmio do PVE, portanto, é reconhecimento muito válido para Xambioá, pois traz mais visibilidade para as escolas e engajamento com a participação de toda a comunidade”, disse Ana Lúcia.

Além da premiação para os municípios que se destacaram pelas iniciativas desenvolvidas em prol da melhoria da educação, o Encontro Impacto Positivo da Educação do PVE conta neste ano com diversas atividades sobre temas relacionados à equidade e práticas inclusivas, que são abordadas com os gestores públicos municipais que participam do programa.

Em Xambioá, a iniciativa já é realizada pelo sétimo ano consecutivo e a evolução alcançada pela Secretaria Municipal de Educação levou a cidade a ser inserida no “PVE Graduados”.

O reconhecimento é concedido para cidades que há mais de cinco anos estão engajadas em aprimorar a gestão educacional e escolar, além de mobilizar a comunidade em prol de melhorias para a educação.

“A cada ano Xambioá avança na educação com o apoio do PVE. Ficamos felizes pela disponibilidade e confiança do município em somar esforços com parceiros que querem construir juntos um legado positivo para a cidade. Estamos orgulhos com a conquista de mais esse prêmio e parabenizamos a todos que colaboraram para o desenvolvimento do município por meio da educação”, afirma o gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Xambioá, Marcelo Marcos Biscaro.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.