Câmara dos Deputados

Deputado do Tocantins reúne parlamentares para criação da bancada da Região Norte do Brasil

Parlamentares debateram interesses regionais e desafios energéticos durante encontro.

Por Elias Viana
Comentários (0)

20/03/2024 16h59 - Atualizado há 1 mês
Câmara dos Deputados.

Notícias do Tocantins - Ricardo Ayres, deputado federal pelo Republicanos do Tocantins, juntamente com Sidney Leite, deputado federal do PSD do Amazonas, reuniu parlamentares representantes de todas os estados do Norte do Brasil, nesta terça-feira (19/3), para discutir a criação da Bancada do Norte na Câmara dos Deputados. Segundo os parlamentares, o objetivo é defender os interesses dos respectivos estados. Cerca de 65 deputados e deputadas estiveram na reunião.

Um dos temas abordados durante o encontro foi a questão energética, particularmente relevante para o Norte. Ricardo Ayres lembrou que estados como o Tocantins desempenham um papel fundamental na geração de energia por meio de suas hidrelétricas. "No entanto, durante o período de estiagem, esses estados enfrentam desafios ao serem obrigados a compartilhar o ônus das termoelétricas com outras regiões, muitas vezes prejudicando o desenvolvimento local", pontuou.

Além disso, foram abordadas outras pautas, como o Custo Amazônico, Sudam, regularização fundiária, conflitos indígenas, telecomunicações (internet), situação dos portos e aeroportos, preços das passagens aéreas, além da falta de infraestrutura de algumas rodovias que impossibilitam o fluxo logístico da região.

Acredita-se que a criação da Bancada do Norte seja concretizada em um evento que deve acontecer no dia 9 de abril, onde serão divulgados os principais interesses gerais da região e com foco em cada estado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.