Saúde

Dificuldade de engolir alimentos pode indicar doença, alerta fonoaudióloga do HDT

Doença pode levar à desnutrição, complicações pulmonares e até à morte.

Por Redação
Comentários (0)

22/03/2022 16h16 - Atualizado há 2 anos
Fonoaudióloga passou nos postos de trabalho do hospital

Tosse ou engasgos frequentes durante ou após comer e beber, sensação de alimento parado na garganta, dor ao engolir e perda de peso são sinais importantes de que podemos ter um quadro de disfagia, conforme explica a fonoaudióloga do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), Ianne Melo.

A unidade de saúde é filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e está localizada no município de Araguaína (TO).

Nesta segunda-feira (21), a profissional passou nos postos de trabalho do hospital universitário reforçando o alerta sobre os sintomas para que ela seja acionada quando necessário, com relação ao atendimento aos pacientes, principalmente no caso de idosos.

“Às vezes, o paciente acha que é normal sentir dificuldade de engolir por associar a idade avançada e perde a oportunidade de tratar a disfagia e melhorar sua qualidade de vida”, conta.

Melo alerta que a disfagia pode se apresentar do grau leve ao severo. “Pode levar à desnutrição, desidratação, complicações pulmonares e até à morte. Por isso, é imprescindível o encaminhamento ao fonoaudiólogo para o diagnóstico e tratamento. No HDT-UFT temos uma equipe multiprofissional, com nutricionistas, médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, preparados para o cuidado destes usuários”, afirma.

Tratamento

Ainda de acordo com a profissional, a disfagia está associada a outra doença pré- existente, seja de origem neurológica (acidente vascular encéfalico, demência e traumatismo craniano) ou doenças gastrointestinais, traumas, câncer de cabeça ou pescoço. Portando, o tratamento da disfagia consiste em identificar a origem da alteração e na reabilitação da função de deglutição, exigindo o trabalho em equipe multidisciplinar.

Dia Nacional

O dia 20 de março é considerado o ‘Dia Nacional de Atenção à Disfagia’, no qual são desenvolvidas diversas ações em todos estados brasileiros com o mesmo intuito de levar informações relevantes à população sobre a doença quanto aos riscos, importância do diagnóstico e tratamento precoce.

No HDT-UFT, além da realização do pitstop nesta segunda (21), também ocorreu uma live com o tema ‘O tratamento da disfagia: abordagem médica, nutricional e fonoaudiológica’, que contou com a presença da fonoaudióloga Ianne, do nutricionista Pedro leite e da médica gastroenterologista Bárbara Borba. Clique aqui para acessar a live

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.